Enquanto a Prefeita de João Câmara Ostenta em Lancha, o Povo da Zona Rural Passa Sede - Relata o Vereador Flávio Sami
29/09/2025
Ver essa foto no Instagram
Essa publicação é um oferecimento
Servidores da Educação de João Câmara se Revoltam com Mudança na Carga Horária e corte de gratificação.
29/09/2025
Ver essa foto no Instagram
Essa publicação é um oferecimento
Confusão na Secretaria de Agricultura de João Câmara quase termina em vias de fato.
29/09/2025
Ver essa foto no Instagram
Essa publicação é um oferecimento
Ao lado de Lula e Barroso, Vieira de Mello Filho assume presidência do TST
26/09/2025
Foto: TST
O ministro Vieira de Mello Filho assumiu o cargo de presidente do TST (Tribunal Superior do Trabalho) nesta quinta-feira (25). Na mesma sessão, foram empossados os ministros Caputo Bastos, como vice-presidente, e José Roberto Pimenta, como corregedor-geral da Justiça do Trabalho.
A solenidade teve a presença de várias autoridades, incluindo o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o vice-presidente Geraldo Alckimin (PSB) e o presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministro Luís Roberto Barroso, que ficaram ao lado do novo presidente no dispositivo de posse. Além do presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB).
A sessão solene ainda teve a presença da ministra aposentada do STF Rosa Weber, do ministro eleito como novo presidente do Supremo, Edson Fachin, e da presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), ministra Cármen Lúcia.
Em seu discurso de posse, Vieira de Mello Filho destacou que sua gestão terá como proposta a convergência política em torno de uma pauta social, que vise assegurar a liberdade, a dignidade e o trabalho decente para brasileiras e brasileiros.
“Vim para oferecer voz e ação, me mantendo vinculado ao dever de justiça, à Constituição e ao Direito”, declarou o novo presidente do TST.
A nova gestão será responsável pelo biênio 2025-2027 na direção do Tribunal.
A solenidade também foi marcada pela fala do ministro Aloysio Corrêa da Veiga, antigo presidente do TST, que anunciou a aposentadoria da magistratura.
“Foram 44 anos como juiz, sendo 27 deles como ministro desta Corte. Quando me formei em Direito, em Petrópolis, eu não imaginava que, 51 anos depois, poderia olhar para trás com tamanha felicidade por ter cumprido várias missões ao longo da vida. Foi uma honra e uma grande responsabilidade”, disse.
CNN
Essa publicação é um oferecimento
Nordeste pode ganhar aeroporto internacional de grande porte e alta tecnologia
26/09/2025
Foto: Divulgação
A aprovação de um projeto no Congresso Nacional permitindo que empresas aéreas estrangeiras realizem transporte doméstico (cabotagem) é o primeiro passo para a possível construção de um novo aeroporto internacional no Nordeste. Se regulamentado, o projeto de Lei nº 4.392, permitirá que saia do papel o investimento em um hub aéreo de grande porte e alta tecnologia em alguma capital nordestina.
Anunciado pelo Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe (CAF) durante o Fórum Turismo e Investimentos | Brasil 360°, realizado em 16 de setembro, em São Paulo, o projeto já despertou o interesse das lideranças estaduais.
Presente no evento, o governador da Paraíba, João Azevedo, afirmou que tem interesse viabilizar a construção do novo aeroporto internacional. “A Paraíba vai concorrer para ter esse terminal voltado para o Turismo e pode oferecer boas condições econômicas e fiscais”, disse Azevedo.
“Queremos apoiar um aeroporto que seja sustentável e inovador, não apenas um espaço para voos. Parte será automatizada por robôs. É algo novo para o mundo, não apenas para o Brasil”, completou o secretário-geral da ONU Turismo, Zurab Pololikashvili, que presta consultoria para o empreendimento.
O novo aeroporto pode contar com incentivos do Programa de Aceleração do Turismo Internacional (Pati), iniciativa do governo federal voltada à promoção do Brasil nos mercados internacionais, com foco no aumento do fluxo de visitantes estrangeiros e na ampliação da conectividade aérea dos destinos brasileiros.
PANROTAS
Essa publicação é um oferecimento
Gol anuncia desistência do processo de fusão com a Azul
26/09/2025
Foto: Ueslei Marcelino/Reuters
A Abra, controladora da Gol, anunciou nesta quinta-feira (25) que encerrou as discussões sobre uma possível combinação de negócios com a Azul, movimento que poderia criar a maior companhia aérea do Brasil.
Logo após o anúncio da Gol, a Azul publicou comunicado ao mercado em que confirmou o encerramento da negociação com a Abra.
Em janeiro, Abra e Azul firmaram memorando de entendimentos que poderia levar a uma fusão das duas gigantes do setor. Segundo a Abra, mesmo com as discussões correndo em paralelo ao Chapter 11 (processo de recuperação judicial dos Estados Unidos) da Azul, as negociações não progrediram o suficiente para a combinação dos negócios.
No fato relevante publicado na noite desta quinta, a Gol copiou uma carta enviada pela Abra à Azul explicando que tem se colocado à disposição para continuar avançando nas discussões rumo a uma combinação de negócios. A mudança no cenário operacional das companhias desde a assinatura do memorando, no entanto, freou as negociações.
“Como resultado, por boa ordem e de acordo com o acordo de confidencialidade, através da presente, a Abra apresenta notificação por escrito à Azul de que a Abra está encerrando as discussões com relação a uma possível transação”, escreveu a Abra.
A holding afirma que continua acreditando em uma combinação de negócios e se disse “pronta, disposta e disponível para engajar com os stakeholders aplicáveis”.
Em outro comunicado ao mercado nesta quinta, a Gol disse que também solicitou à Azul a rescisão dos acordos celebrados em maio de 2024 que estabeleceram uma cooperação comercial via codeshare (compartilhamento de voos) para conectar a malha aérea das empresas no Brasil.
“Como parte do nosso comprometimento com os nossos clientes, a Gol honrará os bilhetes comercializados no âmbito da parceria”, disse a Gol em fato relevante.
A informação foi confirmada pela Azul, que disse que honrará com todas as passagens emitidas sob o acordo de codeshare.
“Por fim, a Azul reafirma o seu comprometimento com processo de fortalecimento da sua estrutura de capital e informa que manterá os seus acionistas e o mercado em geral informados acerca de eventuais desdobramentos relevantes relacionados ao encerramento das discussões comerciais acerca da potencial combinação de negócios bem como do acordo de cooperação comercial (codeshare) acima mencionados.”
No início do mês, o Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) já havia pressionado as companhias pela formalização do acordo de codeshare junto ao órgão e disse que, se em 30 dias o acordo não fosse enviado, as operações de compartilhamento de rotas seriam suspensas.
Em entrevista à Reuters, o presidente do Cade, Gustavo Augusto, disse que as companhias deveriam parar de fazer comentários públicos sobre uma potencial fusão, a menos que estivessem preparadas para uma união efetiva.
Para Augusto, era preocupante que duas empresas de aviação fornecessem informações sobre um plano de forma prematura e depois deixassem as negociações sem solução.
“Quando é uma empresa que tem ações, que você tem uma posição dominante no mercado e você tem que ter uma preocupação, uma cautela com a sua comunicação, você não deve anunciar uma operação de fusão, aquisição, que não está pronta e não foi apresentada às autoridades reguladoras”, disse.
Folha de S.Paulo
Essa publicação é um oferecimento
JOÃO CÂMARA: Peça agora a sua água do chafariz BOA TODA, vamos até você, das 08h ás 20h
26/09/2025
Já comprou água hoje? Não precisa! Com a Água Boa Toda, você enche seus garrafões na porta de casa por apenas R$ 4,50!
Entrega das 08h às 20h direto na sua casa! E o melhor: nosso chafariz está no Bairro Vila Verde, e você pode pagar pelo Pix com facilidade!
Siga nosso Instagram e solicite sua água pelo WhatsApp agora mesmo! Não deixe para depois!
#ÁguaBoaToda #VilaVerde #ÁguaNaPorta #EntregaRápida #PixAceito #Conveniência
Essa publicação é um oferecimento
Pesquisa Exatus: Allyson lidera em nove regiões, Rogério só resiste em Natal
26/09/2025
Na capital, o quadro se inverte. Senador do PL aparece com 41% em Natal (cerca de 246 mil votos) contra 23% a 30% do prefeito mossoroense (138 mil a 180 mil votos)
A mais recente pesquisa Exatus, contratada pelo jornal Agora RN e divulgada nesta semana, confirma o favoritismo do prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra (União Brasil), na corrida pelo governo do Rio Grande do Norte em 2026. Segundo o levantamento, Allyson aparece em primeiro lugar em nove das dez regiões pesquisadas, ficando atrás apenas em Natal, onde o senador Rogério Marinho (PL) consegue manter vantagem.
A sondagem ouviu 2.012 eleitores em 60 municípios de todas as regiões do estado entre os dias 16 e 19 de setembro. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%. Trata-se da maior amostra já colhida até agora sobre a disputa do próximo ano, dentro da série de levantamentos que o Agora RN vem publicando.No cenário em que enfrenta Rogério Marinho e Cadu Xavier (PT), Allyson chega a 39,4% das intenções de voto, o equivalente a mais de 1 milhão de votos, contra 27,4% de Rogério (727 mil votos) e 6,9% de Cadu (183 mil votos). Brancos e nulos somam 19,4% (515 mil) e indecisos 7,1% (189 mil).
O desempenho regional de Allyson explica sua folga. Ele alcança 75% em Mossoró e Assú, chegando a mais de 280 mil votos só nesses dois polos, além de ultrapassar 60% no Alto Oeste, Sertão do Apodi e Central Cabugi. Em todas essas áreas, Rogério não passa de 15%.
Na capital, o quadro se inverte. Rogério aparece com 41% em Natal (cerca de 246 mil votos) contra apenas 23% a 30% de Allyson (138 mil a 180 mil votos), mantendo sua base junto ao eleitorado urbano e de classe média da região metropolitana.
Para analistas, o mapa eleitoral mostra uma eleição dual: o interior fechado com Allyson, enquanto Rogério depende quase exclusivamente de Natal e Grande Natal para manter competitividade. “O resultado mostra que o eleitorado do interior vê em Allyson o gestor que vem de sua realidade e que pode representá-lo no governo estadual, enquanto Rogério ainda tem forte apelo nas áreas urbanas ligadas ao bolsonarismo”, avaliou a equipe responsável pela pesquisa.
Allyson domina interior e chega a 75% em Mossoró, Sertão do Apodi e Alto Oeste
A pesquisa Exatus, contratada pelo Agora RN, mostra que Allyson Bezerra construiu uma hegemonia quase absoluta no interior do Rio Grande do Norte. Em Mossoró e Assú, sua terra natal e principal base eleitoral, o prefeito chega a 75% das intenções de voto, o que representa mais de 280 mil votos.
O domínio se estende ao Sertão do Apodi, onde Allyson marca entre 60% e 66%, e ao Alto Oeste, com 59% a 65%. No Central Cabugi e Litoral Norte, ele atinge 58%, consolidando-se como franco favorito nessas áreas. Em todas essas regiões, Rogério Marinho não passa de 16%.
“É no interior que Allyson constrói sua dianteira, ampliando uma vantagem que se mostra praticamente irreversível em alguns polos. A cada 10 eleitores no Oeste, 7 já declararam voto nele”, descreve o relatório da Exatus.
Rogério chega a 41% na capital, mas cai para menos de 15% em regiões do Oeste
Se por um lado Allyson lidera no interior, Rogério Marinho mantém força em Natal. Segundo a pesquisa Exatus, ele aparece com 41% das intenções de voto na capital, cerca de 246 mil eleitores, contra 23% a 30% de Allyson. Na Grande Natal, a disputa é mais equilibrada, com Rogério oscilando entre 34% e 36% e Allyson entre 30% e 40%.
O contraste está no Oeste. Em Mossoró, Assú, Sertão do Apodi e Alto Oeste, Rogério não consegue ultrapassar 15%, ficando em alguns recortes abaixo dos dois dígitos. “O desempenho regional de Rogério revela uma dependência grande da capital e da metrópole. Fora dali, ele enfrenta rejeição ou desconhecimento”, resume o levantamento.
Álvaro aparece com até 29% em Natal sem Rogério, mas fica abaixo de 13% no estado
O ex-prefeito de Natal, Álvaro Dias (Republicanos), tem desempenho relevante apenas na capital. No cenário testado sem Rogério Marinho, Álvaro chega a 29,5% em Natal, o que representa 174 mil votos. No entanto, no recorte estadual, sua votação não ultrapassa 12,9% (342 mil votos).
Segundo a Exatus, Álvaro é lembrado por parte do eleitorado natalense por sua gestão na capital, mas enfrenta dificuldades de penetração no interior. Em regiões como Oeste, Sertão do Apodi e Alto Oeste, não rompe a barreira dos dois dígitos.
Seridó é a única região onde Cadu chega a dois dígitos, mas não ultrapassa 12%
Pré-candidato governista, Cadu Xavier aparece estagnado entre 6,9% e 7,1% nos cenários estaduais. Seu melhor desempenho é no Seridó, onde alcança até 12% (31 mil votos), mas sem romper a barreira de competitividade.
Nas demais regiões, o secretário ligado à governadora Fátima Bezerra fica em torno de 5% a 8%, sempre abaixo de 200 mil votos no agregado estadual. “Mesmo no Seridó, onde tem ligações familiares e políticas, o desempenho de Cadu não altera o quadro polarizado entre Allyson e Rogério”, aponta a análise.
Votos indefinidos representam quase 1/3 do eleitorado potiguar
Além das intenções de voto definidas, a pesquisa Exatus mostra que os votos indefinidos — brancos, nulos e indecisos — somam de 670 mil a 910 mil eleitores, dependendo do cenário. Isso equivale a 25% a 33% do total do eleitorado do RN.
No cenário com Allyson, Rogério e Cadu, por exemplo, brancos/nulos chegam a 19,4% (515 mil votos) e indecisos a 7,1% (189 mil votos), totalizando mais de 700 mil eleitores sem posição definida.
“A elevada taxa de indefinição mostra que a eleição ainda pode ter mudanças de rota, especialmente no eleitorado urbano e de classe média, onde há maior volatilidade”, destaca o relatório.
Desempenho por região – Governador RN 2026 (Pesquisa Exatus / Agora RN – set/2025)
Natal (22,7% do eleitorado | aproximadamente 601 mil eleitores)
Rogério Marinho → 41% | 246 mil votos
Allyson Bezerra → 23% a 30% | 138 a 180 mil votos
Álvaro Dias (sem Rogério) → 29,5% | 174 mil votos
Cadu Xavier / Walter Alves → até 8% | 48 mil votos
Grande Natal (13,7% | aproximadamente 363 mil eleitores)
Rogério Marinho → 34% a 36% | 123 a 131 mil votos
Allyson Bezerra → 30% a 40% | 109 a 145 mil votos
Álvaro / Walter / Cadu → até 10% | 36 mil votos
Agreste e Litoral Sul (11,2% | aproximadamente 297 mil eleitores)
Allyson Bezerra → aproximadamente 30% | 89 mil votos
Rogério Marinho → aproximadamente 30% | 89 mil votos
Governistas (Cadu/Walter) → até 10% | 30 mil votos
Mato Grande e Potengi (7,8% | aproximadamente 207 mil eleitores)
Allyson Bezerra → 35% a 45% | 72 a 93 mil votos
Rogério Marinho → 20% a 28% | 41 a 58 mil votos
Governistas → até 10% | 21 mil votos
Central, Cabugi e Litoral Norte (3,5% | aproximadamente 93 mil eleitores)
Allyson Bezerra → aproximadamente 58% | 54 mil votos
Rogério Marinho → aproximadamente 13% | 12 mil votos
Outros (Álvaro, Cadu, Walter) → abaixo de 10%
Trairi (4,6% | aproximadamente 122 mil eleitores)
Allyson Bezerra → 30% a 35% | 37 a 43 mil votos
Rogério Marinho → 30% a 35% | 37 a 43 mil votos
Governistas → até 10% | 12 mil votos
Seridó (9,8% | aproximadamente 260 mil eleitores)
Allyson Bezerra → 25% a 35% | 65 a 91 mil votos
Rogério Marinho → 25% a 35% | 65 a 91 mil votos
Cadu Xavier → até 12% | 31 mil votos
Assú/Mossoró (14,3% | aproximadamente 379 mil eleitores)
Allyson Bezerra → 65% a 75% | 246 a 284 mil votos
Rogério Marinho → até 10% | 38 mil votos
Governistas → menos de 6% | 23 mil votos
Sertão do Apodi (5,5% | aproximadamente 145 mil eleitores)
Allyson Bezerra → 60% a 66% | 87 a 95 mil votos
Rogério Marinho → 14% a 18% | 20 a 26 mil votos
Governistas → até 6% | 9 mil votos
Alto Oeste (6,8% | aproximadamente 180 mil eleitores)
Allyson Bezerra → 59% a 65% | 106 a 117 mil votos
Rogério Marinho → até 16% | 29 mil votos
Governistas → até 8% | 14 mil votos
Essa publicação é um oferecimento
Bombeiros atendem nove ocorrências de incêndio em vegetação em três dias no interior do RN
26/09/2025
Demandas ocorreram entre a última terça-feira 23 e sexta-feira 26
O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte (CBMRN) foi acionado entre a última terça-feira 23 e sexta-feira 26 para atender nove ocorrências de incêndio em vegetação nas regiões do Seridó e do Médio Oeste potiguar.
As demandas foram registradas pelo Posto Avançado de Patu e pelo 4º Grupamento de Bombeiros Militar de Caicó (4º GBM), reforçando a intensidade das ações de combate aos incêndios neste período de estiagem.
Entre essas ocorrências, as guarnições da Operação AMA (Abrace o Meio Ambiente) também foram acionadas, fortalecendo a resposta rápida e integrada do CBMRN no enfrentamento às queimadas.
Uma das situações que mais chamou a atenção ocorreu na Zona Urbana de Almino Afonso/RN, em um loteamento do município. Segundo relatos, as chamas atingiam a vegetação e materiais combustíveis presentes no ambiente, colocando em risco terrenos vizinhos.
As guarnições realizaram a extinção completa do fogo com as técnicas apropriadas de combate a incêndios florestais. Após o controle, a população local recebeu orientações preventivas sobre como agir caso o incêndio voltasse a surgir.
O Corpo de Bombeiros reforça a importância da conscientização da sociedade para a prevenção de queimadas, que além de degradarem o meio ambiente, colocam em risco a saúde, a segurança e o patrimônio da população.
Essa publicação é um oferecimento
Trump anuncia tarifa de 100% sobre importações de produtos farmacêuticos
26/09/2025
Foto: REUTERS/Kevin Lamarque
Os Estados Unidos imporão uma tarifa de 100% sobre as importações de produtos farmacêuticos de marca ou patenteados a partir de 1º de outubro, a menos que uma empresa farmacêutica esteja construindo uma fábrica nos EUA, disse o presidente Donald Trump nesta quinta-feira (25).
“Não haverá, portanto, nenhuma tarifa sobre esses produtos farmacêuticos se a construção já tiver começado”, disse Trump no Truth Social.
A Pharmaceutical Research and Manufacturers of America se opôs às novas tarifas sobre medicamentos, afirmando no início deste ano que 53% dos US$ 85,6 bilhões em ingredientes usados ??em medicamentos consumidos nos Estados Unidos eram fabricados no próprio país, com o restante vindo da Europa e de outros aliados.
CNN
Essa publicação é um oferecimento
Real Time Big Data: Fátima tem desaprovação de 67% e 26% de aprovação no RN
26/09/2025
Foto: Sandro Menezes / GovRN
A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), é desaprovada por 67% e aprovada por 26%, segundo dados de levantamento do instituto Real Time Big Data divulgados nesta sexta-feira (26).
A pesquisa revela ainda que 7% não sabe ou não responderam.
Foi realizada também uma avaliação do governo de Fátima, em que 15% dos entrevistados consideram a governadora como ótima ou boa, enquanto 32% acham regular e 46% a classificam como ruim ou péssima.
Foram entrevistadas 1.200 pessoas, entre os dias 24 e 25 de setembro. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%.
CNN
Essa publicação é um oferecimento
Ator Tuca Andrade se pronuncia sobre estátua da Havan incendiada: “Que essa cafonice queime”
26/09/2025
Foto: Reprodução
O ator Tuca Andrada repercutiu nas redes apo?s comentar o ince?ndio que destruiu a re?plica da Esta?tua da Liberdade da Havan em Petrolina (PE). “Na?o sou a favor da barba?rie mas tou cagando que essa cafonice queime e tambe?m que nazista morra”, escreveu.
A fala gerou cri?ticas de pessoas que consideraram o comenta?rio excessivo e pro?ximo de apologia a? viole?ncia. Luciano Hang, dono da Havan, reagiu: “Sempre digo: somos concorrentes de ideias, mas jamais inimigos pessoais. Infelizmente, muitos na?o pensam assim. Espero que um dia possamos viver com pensamentos e opinio?es diferentes, mas de forma paci?fica”.
Paulo Mathias
Essa publicação é um oferecimento
Feira Mãos do Potengi reúne artesãos, empreendedores e turistas no coração histórico de Natal
26/09/2025
Próximo à Pedra do Rosário, parte do Centro Histórico, o evento acontece sempre no segundo fim de semana de cada mês
Abraçada pelas águas do Rio Potengi e pelo pôr do sol de beleza histórica, a Feira Multicultural Mãos do Potengi, realizada na Avenida do Contorno, em Natal, reúne milhares de visitantes que apreciam arte, comida e empreendedorismo criativo.
Próximo à Pedra do Rosário, parte do Centro Histórico, o evento acontece sempre no segundo fim de semana de cada mês, aos sábados e domingos, das 16h às 20h. A iniciativa tem atraído até 3 mil pessoas em um único dia, segundo o presidente da Associação de Juventudes Construindo Sonhos (AJCS), Naldo Dantas.
A feira foi idealizada pela AJCS com o objetivo de valorizar a economia criativa, promover artesãos e empreendedores, estimular o turismo cultural e criar um espaço de convivência para famílias.
Segundo o presidente, “a feira nasceu ainda em 2024, a partir do desejo dos jovens associados a AJCS, com a ideia de valorizar a economia criativa, buscando através da identidade potiguar, criar um espaço de encontro para as famílias, de cultura e de sobretudo fomentar a visita e o turismo em um espaço maravilhoso, com um pôr do sol deslumbrante”.
A realização no bairro histórico da Cidade Alta também tem significado simbólico para Naldo Dantas. “É um sentimento de pertencimento e de resgate da memória histórico-cultural. A Cidade Alta, berço da capital potiguar, ganha vida novamente com a presença de turistas, artistas, artesãos e visitantes”, relatou.
A recuperação recente do espaço também foi um fator importante para a instalação da feira. “A recente reforma realizada no local nos possibilitou abraçá-lo, levando movimento, arte, lazer, diversão, cultura e comércio. Em uma experiência única, é reafirmar que os espaços, quando bem cuidados e com uma boa vontade, podem ser transformados em convivências onde reaproximam as pessoas da sua história”, disse.
A motivação inicial para o projeto veio com a escuta dos associados. Naldo conta que a divulgação dos trabalhos manuais daqueles que fazem parte da AJCS foi um dos principais impulsionadores para que a Feira fosse desenvolvida. “A principal motivação foi o anseio de nossos associados, para dar visibilidade aos seus trabalhos como artesãos. Estamos estimulando o turismo cultural, o protagonismo juvenil e criando um ponto de convivência cultural para fortalecer a identidade local”, pontuou.
São artesãos dos mais diversos segmentos: crochê, pintura, escultura, cerâmica, desenho, produção de velas aromáticas, costura e até itens para pets. E para além da visibilidade dada aos que fazem arte, a iniciativa ainda conta com um espaço para alimentação, com a presença de empreendedores que prometem sabores variados.
“Os artesãos são selecionados por meio de chamadas abertas, priorizando quem produz manualmente e valoriza a cultura regional. A curadoria por diversos órgãos e Organizações da Sociedade Civil, é feita para garantir diversidade de técnicas e qualidade nas peças”, explicou.
Sobre os planos para os próximos anos, a organização já projeta as novidades e a expansão. “Os objetivos incluem expandir a feira, consolidar o calendário de edições, atrair mais turistas, fortalecer a rede de artesãos e tornar o projeto um marco permanente no calendário oficial de eventos da cidade”, revelou o presidente da associação.
Para 2026, a pretensão é inserir a qualificação em cinco oficinas em workshop silencioso (headsets), conduzidas por mestres e mestras, material didático e certificados, com temas de preservação das diversas expressões culturais tradicionais e populares (Rendas e rendeiras de Bilros, Oficina das Danc?as Antigas e Semidesaparecidas Araruna, Boi de Reis, Dança de Caboclos de Major Sales e Teatro de Bonecos Popular do Nordeste).
A feira conta com o patrocínio de organismos públicos municipais e parcerias de instituições culturais, empreendedores locais e apoio de coletivos ligados à economia solidária. Naldo Dantas cita a Prefeitura do Natal, Sebrae-RN, SESC-Fecomércio, as ongs União Pet Brasil, Natal Reciclagem e APOIE, além de emissoras parceiras e rádios locais.
Essa publicação é um oferecimento
Bolsonaro fecha apoio a Tarcísio para eleição presidencial
25/09/2025
Foto: Isabella Finholdt
O ex-presidente Jair Bolsonaro deu aval para o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), disputar as eleições presidenciais com seu apoio.
O acordo foi costurado com os líderes do PP e do União Brasil. A dúvida agora é quando a decisão será anunciada.
A coluna apurou que há um racha em relação ao calendário. Um grupo defende esperar até dezembro ou janeiro, sob o argumento de que isso livraria Tarcísio de ser acusado pelos eleitores de usar o governo de São Paulo como trampolim para o Planalto.
Porém, os mesmos políticos afirmam que Bolsonaro é imprevisível e que ele é quem definirá o calendário. Tarcísio deve se reunir com Bolsonaro na semana que vem. A visita está permitida em 29 de setembro, das 9h às 18h.
Enquanto isso, o governador foi orientado a manter o discurso de que irá disputar a reeleição.
Metrópoles
Essa publicação é um oferecimento
UERN Natal abre mais uma exposição gratuita de combate ao racismo religioso
25/09/2025
Vernissage acontece a partir das 19h, com a participação do tradicional Afoxé Estrela da Manhã
das 19h, com a participação do tradicional Afoxé Estrela da Manhã, que fará um cortejo cenopoético inspirado na obra. A mostra seguirá aberta à visitação gratuita até o dia 10 de outubro.
A exposição “Triângulo das Águas”, da artista Bianca Amoras, premiada pela Seleção Pública 012/2024 de Fomento à Cultura – PNAB Natal 2024, na categoria Circulação para Projetos Culturais, conta com a curadoria da artista Melissa Barbery, que acompanhou o processo criativo de Bianca desde a produção das performances até a reunião dos registros, instalações e experimentações visuais que compõem a obra.
Radicada no Rio Grande do Norte desde 2021, Bianca Amoras é candomblecista e Mestre em Artes pela Universidade Federal do Pará. Sua pesquisa poética tem como eixo o elemento água, explorando relações entre ancestralidade, memória e deslocamentos territoriais. Segundo a artista, “Triângulo das Águas” é uma continuidade da investigação iniciada em 2017, no mestrado, que resultou na exposição “Elemento TransitóRIO – Caminho de volta para o mar” (2019).
“A água é um elemento de centralidade na minha vida e criação artística, mesmo quando eu não tinha consciência da profundidade disso. São quase 10 anos trazendo-a como protagonista da minha poética, relacionando-a aos meus deslocamentos territoriais e ancestralidade”, explica a artista.
Na mostra, Bianca estabelece um diálogo entre as águas do Pará, seu estado natal, e do Rio Grande do Norte, onde fixou residência. Entre as locações escolhidas para as experimentações visuais estão a praia de água doce Marahú, na Região Metropolitana de Belém; o igarapé Rio de Ouro, no distrito de Matapiquara (PA); rios Itacaiúnas e Tocantins, em Marabá (PA); além da Praia de Pirangi do Sul e da prainha do Lago Azul, em Pium, ambas no RN.
Para Bianca, o projeto reflete sua poética e a conexão com os caminhos de seus ancestrais: “Este projeto surge do desejo de fazer uma tangência, um encontro simbólico entre as águas destes lugares. Uma forma de retratar a minha própria poética, e de refazer com os meus passos a caminhada dos meus ancestrais”.
As cores também desempenham papel central na narrativa, funcionando como marcadores estéticos de cada território. Além de imagens produzidas pela própria artista, a exposição reúne registros fotoperformáticos de Charles Vasconcelos, Gilberto Guimarães, Bruno Kayodê, Bruna Garrido e Rayda Lima.
A curadora Melissa Barbery destaca o processo de colaboração: “Partilha curatorial foi um conceito que lapidei ao buscar traduzir o encontro de ideias entre duas artistas ocupando espaços distintos e conectados pela crença na vida a partir da arte. Energias cruzadas, onde pude acompanhar, como interlocutora, o árduo e prazeroso fazer artístico de Bianca”.
O projeto de extensão, coordenado pelo professor Dr. João Bosco Filho, tem como objetivo principal romper com o racismo religioso presente nos campos educacional e de saúde. Baseado em metodologia participativa, promove oficinas para profissionais dessas áreas, enfatizando a compreensão das religiões afro-brasileiras sob uma perspectiva afrocentrada. As atividades incluem também visitas a Casas de Candomblé, fortalecendo a representatividade e o reconhecimento das práticas afro-religiosas.
“A exposição da artista Bianca Amoras contribui com profundidade simbólica, beleza e ancestralidade para as atividades do nosso projeto de extensão. Ela nasce da necessidade de refletirmos sobre as diversas formas de racismo que ainda atravessam a educação e a saúde no Brasil, e de reafirmarmos o valor das tradições de matriz africana como caminhos de conhecimento, espiritualidade e resistência. Ao entrelaçar territórios, memórias e ancestralidades através da água, a obra nos convida a olhar para além das margens do preconceito e a perceber a potência cultural, espiritual e política das religiões afro-brasileiras”, explicou o professor.
Serviço:
Evento: Exposição “Triângulo das Águas”.
Artista: Bianca Amoras
Curadoria: Melissa Barbery
Local: UERN – Av. Dr. João Medeiros Filho, 3419 – Potengi, Natal – RN
Abertura (Vernissage): 26/09, às 19h
Visitação: até 10/10
Entrada gratuita.
Essa publicação é um oferecimento
Inspetor da STTU alerta para “golpe do QR Code” em patinetes elétricos
25/09/2025
Foto: Adriano Abreu
O uso dos patinetes elétricos tem sido uma febre em Natal. Em meio à novidade, o inspetor Thales Galvão, da Secretaria de Mobilidade Urbana (STTU), alertou os usuários para o “golpe do QR Code”.
A prática, segundo ele, consiste na colagem de um QR Code falso no lugar do original no patinete, que direciona o pagamento para a conta do golpista.
“Já existe relatos de maus elementos usando QR Code falso. E aí, o cidadão que não conhece ainda bem o serviço vai lá, aponta a câmera para o QR Code falso e direciona diretamente para a conta do estelionatário”, disse o inspetor.
É importante frisar que o QR Code original direciona o usuário para o aplicativo da JET, empresa responsável pelo serviço em Natal. Pelo aplicativo, a pessoa tem a opção de fazer a recarga pelo Pix ou pelo cartão de crédito.
Tribuna do Norte
Essa publicação é um oferecimento
Michelle diz a jornal que estará pronta para assumir “candidatura política” e que julgamento de Bolsonaro foi uma “farsa judiciária”
24/09/2025
Foto: Paulo Sérgio/Câmara dos Deputados
A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) afirmou, em entrevista publicada pelo The Telegraph nesta quarta-feira (24), que se necessário, estará pronta para assumir uma eventual candidatura em 2026. Ao jornal britânico, Michelle também falou sobre a condenação de Jair Bolsonaro (PL) e as sanções impostas pelos Estados Unidos ao Brasil.
“Vou me erguer como uma leoa para defender nossos valores conservadores, a verdade e a justiça. Se, para cumprir a vontade de Deus, seja necessário assumir uma candidatura política, estarei pronta para o que quer que ele [Deus] peça a mim”, ressaltou a ex-primeira-dama, cujo nome tem sido ventilado como opção para disputar uma vaga no Senado pelo Distrito Federal ou, até mesmo, à Presidência da República em 2026.
Para Michelle, o julgamento na Primeira Turma do STF (Supremo Tribunal Federal) que levou à condenação do ex-presidente Bolsonaro a 27 anos e três meses de prisão por participar de uma trama golpista é uma “farsa judiciária”.
“As acusações fabricadas contra meu marido foram uma tentativa de esconder sérias violações que ocorrem no Brasil, embora as acusações tenham exposto essas violações”, declarou.
Com a prisão domiciliar de Bolsonaro, Michelle aponta que sua atenção está voltada aos “cuidados das minhas filhas e do meu marido neste momento delicado”. O objetivo, segundo ela, é fazer com que a “perseguição e humilhação infligida a nós, conservadores, não destrua minha família ou as de muitos outros que são injustamente atingidos por essa perseguição covarde”.
Na conversa com o Telegraph, Michelle ainda comentou a série de sanções impostas a autoridades brasileiras pelo governo de Donald Trump. Na avaliação da ex-primeira-dama, o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) “parece querer provocar o caos no Brasil para então atribuí-lo a Trump, como forma de explorar o cenário caótico que, na realidade, foi criado por suas próprias políticas”.
“Nós não desejamos sanções para o Brasil, mas não temos influência sobre os Estados Unidos. No entanto, podemos claramente identificar os responsáveis pelas sanções: Lula e Alexandre de Moraes, cujas ações provocaram esta crise”, concluiu Michelle.
CNN Brasil
Essa publicação é um oferecimento
Alcolumbre descarta votação e anuncia arquivamento da PEC da Blindagem
24/09/2025
Waldemir Barreto/Agência Senado
O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), declarou nesta quarta-feira (24) o arquivamento da chamada PEC da Blindagem. A proposta foi rejeitada de forma unânime e considerada inconstitucional pela CCJ (Comissão de Constituição e Justiça).
Alcolumbre descartou uma votação no plenário e afirmou que a decisão tem um “amparo regimental claríssimo”. Mais cedo, o presidente da CCJ, senador Otto Alencar (PSD-BA), havia defendido que a PEC passasse por votação no plenário como gesto político dos senadores sobre a rejeição do texto.
CNN
Essa publicação é um oferecimento
Em votação unânime, CCJ do Senado rejeita e enterra PEC da Blindagem
24/09/2025
Foto: Geraldo Magela/Agência Senado
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado rejeitou nesta quarta-feira (24) a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que amplia a proteção de parlamentares na Justiça.
A decisão do colegiado, tomada de forma unânime, enterra regimentalmente a chamada PEC da Blindagem no Congresso. Pelas regras internas do Senado, um recurso para levar a proposta à discussão no plenário principal da Casa somente poderia ser apresentado se a votação da CCJ não fosse unânime.
O arquivamento da proposta deverá ser comunicado posteriormente pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP).
A PEC havia sido aprovada pela Câmara dos Deputados na semana passada. Ao longo dos últimos dias, o texto foi alvo de manifestações populares e de pressões internas no Senado contrárias ao avanço da proposta.
Diante da repercussão negativa, o presidente da CCJ, senador Otto Alencar (PSD-BA), adotou um ritmo acelerado e decidiu colocar a PEC em votação apenas uma semana depois de receber o texto. Ele escolheu o senador Alessandro Vieira (MDB-SE) como relator, que também se manifestou contra a proposta.
A proposta aprovada pelos deputados estabelece que a abertura de qualquer processo criminal contra parlamentares terá de passar pelo aval do Congresso, em votação secreta.
O texto também amplia o foro privilegiado para que presidentes nacionais de partidos sejam julgados criminalmente pelo Supremo Tribunal Federal (STF), além de definir que deve haver votação secreta para o aval de prisões em flagrante de parlamentares.
Em seu parecer, Alessandro Vieira avaliou que a proposta é um “golpe fatal” na legitimidade do Congresso. Para o senador, o texto “configura portas abertas para a transformação do Legislativo em abrigo seguro para criminosos de todos os tipos”.
Patrocinada pelo Centrão, a PEC tenta retomar, em partes, uma regra que existiu na Constituição entre 1988 e 2001, que estabelecia justamente que deputados e senadores somente poderiam ser processados criminalmente com autorização prévia.
g1
Essa publicação é um oferecimento
HUOL investiga erro em transplante renal após paciente receber rim errado em Natal
24/09/2025
Foto: Reprodução/LAIS
O Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL-UFRN/Ebserh) confirmou que apura um erro ocorrido durante um procedimento de transplante renal em Natal. Em nota divulgada nesta quarta-feira (24), a instituição informou que todas as providências cabíveis foram adotadas, incluindo a notificação dos órgãos competentes, acompanhamento integral do paciente, suporte psicológico à família e a abertura de um processo interno para apurar a cadeia de eventos. O prazo para conclusão da investigação é de 60 dias.
Segundo informações preliminares, o caso envolveu dois pacientes que estavam na fila de transplante renal. A confusão teria ocorrido porque ambos tinham nomes semelhantes. O paciente convocado de forma equivocada acabou recebendo o rim destinado a outra pessoa, mesmo sem compatibilidade de tipo sanguíneo.
Após a cirurgia, o receptor apresentou complicações, precisou ser levado para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e teve o órgão removido. O rim não pôde mais ser aproveitado para o paciente originalmente indicado.
O HUOL ressaltou que desde 1998 é referência em transplantes de rim e córnea no Rio Grande do Norte e no Brasil, acumulando 854 procedimentos realizados ao longo da trajetória. A instituição destacou ainda a atuação de uma equipe qualificada em tratamentos de alta complexidade.
Portal da Tropical
Essa publicação é um oferecimento