CBF envia carta à Fifa e contesta anulação de gol de Vini Jr. contra a Escócia
26/06/2026

CBF enviou documento à Fifa contestando a anulação do gol de Vini Jr. diante da Escócia. - Foto: Reprodução/@fifaworldcup_pt
Documento afirma que revisão do lance contra a Escócia não seguiu o padrão adotado durante a Copa do Mundo
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) encaminhou à Fifa uma carta contestando a anulação do gol de Vini Jr. na vitória do Brasil por 3 a 0 sobre a Escócia, pela última rodada da fase de grupos da Copa do Mundo de 2026. No documento, a entidade afirma que a decisão do árbitro de vídeo não seguiu o padrão adotado ao longo do torneio e solicita maior uniformidade na aplicação dos critérios de intervenção do VAR.
O lance aconteceu aos 21 minutos do primeiro tempo. O gol foi validado inicialmente pela arbitragem de campo, mas acabou anulado após revisão do VAR, que identificou uma suposta falta cometida por Vini Jr. na origem da jogada. As informações são do Estadão, que teve acesso ao documento enviado pela CBF à Fifa.
Na carta, a confederação afirma que, durante a competição, a orientação predominante foi limitar a atuação do árbitro de vídeo a situações de erro claro e evidente.
“Ao longo da competição, parece ter havido uma clara ênfase em respeitar a interpretação do árbitro em campo e limitar a intervenção às situações que envolvam erros claros e evidentes. Acreditamos que essa filosofia beneficia o futebol, preserva a autoridade do árbitro e contribui positivamente para a fluidez do jogo. O gol anulado do Brasil contra a Escócia, aos 21 minutos, não parece estar alinhado com a filosofia adotada ao longo da competição”, afirma a entidade.
Segundo a CBF, a anulação do lance destoou do entendimento adotado em outras partidas da Copa do Mundo.
Entidade cita reação dos jogadores
Outro ponto levantado pela confederação diz respeito à reação dos atletas em campo. Para a entidade, tanto brasileiros quanto escoceses demonstraram surpresa com a revisão da jogada.
No documento, a CBF afirma que “a decisão pareceu inesperada não apenas para a equipe brasileira, mas também para os jogadores escoceses, cujas reações imediatas sugeriram que não esperavam uma revisão nem a posterior anulação do gol”.
A carta também menciona a escalação do árbitro mexicano César Ramos para a partida, lembrando que o juiz já esteve envolvido em uma arbitragem considerada polêmica em jogo da Seleção Brasileira em outra edição da Copa do Mundo.
Pedido é por uniformidade
Apesar das críticas à decisão, a CBF afirma que o objetivo do documento não é reverter o resultado da partida nem questionar um lance específico, mas defender a aplicação uniforme dos critérios do VAR durante toda a competição.
“Nosso principal interesse não é revisitar decisões individuais, mas assegurar que os critérios que regem a intervenção do VAR sejam aplicados de forma consistente, transparente e igualitária a todas as equipes ao longo do torneio”, conclui a entidade.
Mesmo com o gol anulado, o Brasil venceu a Escócia por 3 a 0, garantiu a classificação antecipada para as oitavas de final e encerrou a fase de grupos na liderança da chave.
Essa publicação é um oferecimento
Amanhã é o grande dia: Natal recebe o Maior Cuscuz do Mundo, promovido pelo Queiroz Atacadão
26/06/2026

A expectativa chegou ao auge. Amanhã, Natal será palco de um momento histórico com a realização do Maior Cuscuz do Mundo - Foto: divulgação
Ação acontece no Ginásio Nélio Dias, a partir das 17h
A expectativa chegou ao auge. Amanhã, Natal será palco de um momento histórico com a realização do Maior Cuscuz do Mundo, uma grande celebração da cultura nordestina que promete reunir o público em um evento inesquecível.
A ação acontece no Ginásio Nélio Dias, a partir das 17h, e é idealizada pelo Queiroz Atacadão, que vem transformando tradição em experiências marcantes para a população.
Além da produção e distribuição do cuscuz gigante, quadrilha e música ao vivo, o evento contará com um momento de pura adrenalina e diversão: o concurso de quem come mais cuscuz, valendo R$ 500 por rodada. Para participar, é simples: basta chegar ao local e demonstrar interesse. O locutor do evento fará a seleção dos participantes ao vivo, garantindo interação total com o público.
Com estrutura especial, clima de festa e muita identidade nordestina, o Maior Cuscuz do Mundo vai além do recorde: é encontro, cultura e emoção compartilhada.
A contagem regressiva terminou. Amanhã, Natal entra para a história com o Maior Cuscuz do Mundo.
Essa publicação é um oferecimento
PF faz nova operação sobre fraude contábil na Americanas
26/06/2026

Polícia Federal cumpre mandados no Rio de Janeiro e em São Paulo para apurar supostas manipulações contábeis e associação criminosa
A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quinta-feira 25, a segunda fase da Operação Disclosure, que apura um suposto esquema de fraude bilionária nas demonstrações financeiras da Americanas. A ação é realizada em conjunto com o Ministério Público Federal e inclui o cumprimento de mandados de busca e apreensão, além do bloqueio de bens de investigados.
Ao todo, policiais federais cumprem nove mandados de busca e apreensão, incluindo buscas pessoais, nas cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo. A operação foi autorizada pela 10ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro, que também determinou o bloqueio de bens e valores dos investigados até o limite de R$ 54 bilhões.
Segundo a Polícia Federal, as investigações apontam que os alvos tinham conhecimento de supostas irregularidades contábeis praticadas durante vários anos. As suspeitas envolvem operações de risco sacado e contratos de verba de propaganda cooperada (VPC) registrados sem respaldo econômico, o que teria distorcido os resultados financeiros da companhia.
De acordo com os investigadores, há indícios da prática dos crimes de manipulação de mercado e associação criminosa. A nova fase da investigação ocorre poucos meses após a empresa solicitar, em 25 de março, o encerramento de seu processo de recuperação judicial.
As apurações indicam que as supostas fraudes atribuídas à antiga diretoria inflaram artificialmente os resultados financeiros da companhia em R$ 25,3 bilhões, valor correspondente ao lucro fictício acumulado ao longo de vários anos. A empresa, no entanto, nunca informou por quanto tempo as irregularidades teriam ocorrido.
Essa publicação é um oferecimento
Sua agência mede resultado ou mede vaidade? A IA sabe a diferença
26/06/2026

Foto: Reprodução
Curtidas, visualizações, impressões. Números que impressionam em relatórios mas não necessariamente movem o caixa. O mercado publicitário viveu décadas apresentando métricas de vaidade como prova de sucesso. A inteligência artificial acabou com essa zona de conforto.
Na Ratts Ratis, usamos IA para rastrear o que realmente importa: conversão, custo por aquisição, lifetime value do cliente, retorno sobre investimento publicitário. Não porque as outras métricas não existam, mas porque elas são meios, não fins. E a IA é implacável em separar uma coisa da outra.
Nosso sistema de análise cruza dados de múltiplas plataformas em tempo real e entrega um painel que responde uma pergunta simples: o dinheiro investido em publicidade está gerando mais dinheiro? Se sim, quanto. Se não, por quê.
Essa clareza muda a relação entre agência e cliente. Em vez de reuniões onde todo mundo concorda que a campanha foi boa porque teve muita visualização, temos reuniões onde os números mostram exatamente o que funcionou, o que precisa de ajuste e onde realocar verba para o próximo ciclo.
A IA também identifica padrões que o olho humano perde. Uma queda sutil de conversão em determinado horário. Um canal que performa bem em awareness mas não converte. Um segmento de público que engaja mas não compra. Essas micro-informações, acumuladas, fazem a diferença entre uma campanha que gasta e uma campanha que rende.
Se a sua agência ainda apresenta relatório de vaidade como resultado, é hora de mudar de conversa. A Ratts Ratis entrega números reais — e a estratégia para melhorá-los.
Quer saber como a inteligência artificial pode transformar os resultados da sua empresa? Venha conhecer a Ratts Ratis. Entre em contato pelo nosso perfil @rattscom ou envie uma mensagem para o número 99215-9781. Será um prazer receber você.
Essa publicação é um oferecimento
FAB envia avião com bombeiros e equipes de busca para auxiliar vítimas dos terremotos na Venezuela
26/06/2026

KC-390 Millennium transporta 9 toneladas de equipamentos, 36 bombeiros, técnicos da Defesa Civil e da Anatel para reforçar buscas por mais de 40 mil desaparecidos
Uma aeronave KC-390 Millennium da Força Aérea Brasileira (FAB) decola às 10h desta sexta-feira (26), da Base Aérea de São Paulo, em Guarulhos (SP), levando equipes especializadas e equipamentos para reforçar as operações de busca e resgate na Venezuela. O país enfrenta as consequências de pelo menos dois fortes terremotos registrados na noite da última quarta-feira (24), que deixaram mais de 40 mil pessoas desaparecidas, além de milhares de desabrigados e áreas inteiras destruídas.
A missão é coordenada pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC), vinculada ao Ministério das Relações Exteriores, e reúne profissionais da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, militares dos Corpos de Bombeiros de Minas Gerais, São Paulo e Paraná, além de especialistas da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
Em nota, a FAB informou que a aeronave pertence ao Primeiro Grupo de Transporte de Tropa – Esquadrão Zeus e será empregada no transporte de uma equipe de Busca e Resgate Urbano de nível pesado.
“A missão contará com uma equipe de Busca e Resgate Urbano, nível pesado, reunindo profissionais da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, militares dos corpos de bombeiros militares de Minas Gerais, São Paulo e do Paraná, além de especialistas da Agência Nacional de Telecomunicações.”
Segundo o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a missão contará com 36 bombeiros, quatro técnicos da Defesa Civil Nacional e quatro técnicos da Anatel. Os especialistas em telecomunicações atuarão no rastreamento de sinais de telefones celulares para auxiliar na localização de possíveis sobreviventes sob os escombros.
Além das equipes, o KC-390 transportará cerca de nove toneladas de equipamentos destinados às operações de busca e salvamento. De acordo com Lula, um segundo voo está programado para sábado (27), levando materiais para a montagem de um hospital de campanha na Venezuela, além de 100 purificadores de água movidos a energia solar e medicamentos.
País enfrenta corrida contra o tempo para encontrar sobreviventes
Os terremotos atingiram a Venezuela na noite de quarta-feira (24) e provocaram o desabamento de edifícios, danos em rodovias, interrupção de serviços e grandes operações de resgate em diferentes regiões do país. Equipes locais seguem trabalhando para localizar sobreviventes em meio aos escombros, enquanto o número de desaparecidos ultrapassa 40 mil.
A dimensão dos danos levou diversos países a oferecer ajuda humanitária. Além das equipes brasileiras, autoridades venezuelanas mobilizaram forças de segurança, bombeiros, profissionais de saúde e voluntários para atender a população afetada. As buscas continuam concentradas em áreas onde ainda há possibilidade de encontrar vítimas com vida.
O envio da aeronave brasileira integra a cooperação internacional para ampliar a capacidade de resposta às consequências dos terremotos. A expectativa é que as equipes especializadas reforcem as operações de busca urbana, utilizando equipamentos de localização, comunicação e resgate em estruturas colapsadas.
O KC-390 Millennium é a principal aeronave de transporte da FAB para missões humanitárias e já foi empregado em operações de ajuda internacional, transporte de cargas, evacuação aeromédica e apoio a desastres naturais no Brasil e no exterior.
Essa publicação é um oferecimento
Suspeito de estuprar os três filhos é preso no interior do RN
26/06/2026

Policiais localizaram, no telefone celular do investigado, arquivos contendo imagens de abuso sexual infantil, o que resultou também em sua prisão em flagrante
Um homem suspeito de estupro de vulnerável contra os seus três filhos menores de idade foi preso na tarde desta quinta-feira 25, no interior do Rio Grande do Norte. A ação se deu no âmbito da Operação Sombra Paterna deflagrada pela Polícia Federal para apurar crimes de abuso sexual infantil e compartilhamento, pela internet, de imagens envolvendo crianças vítimas de violência sexual. Foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão e um mandado de prisão preventiva no interior do estado do Rio Grande do Norte. A polícia não informou em qual município aconteceu a ação.
Segundo a polícia, as investigações apontam que o suspeito praticava abusos sexuais contra os filhos desde que as vítimas tinham aproximadamente quatro anos de idade. Durante o cumprimento dos mandados, os policiais localizaram, no telefone celular do investigado, arquivos contendo imagens de abuso sexual infantil, o que resultou também em sua prisão em flagrante.
O material apreendido será submetido à perícia e as investigações prosseguem para esclarecer todos os fatos e identificar eventuais envolvidos. O homem poderá responder pelos crimes de estupro de vulnerável, produção, armazenamento e compartilhamento de imagens de abuso sexual infantil.
Essa publicação é um oferecimento
Cachorro é resgatado de escombros após terremotos na Venezuela
26/06/2026

Animal foi encontrado sob prédio que desabou após tremores
Um cachorro foi resgatado por bombeiros após ficar preso sob os escombros de um prédio que desabou na Venezuela depois dos terremotos que atingiram o país na quarta-feira 24. As imagens do resgate, divulgadas nesta quinta-feira 25, repercutiram nas redes sociais.
O vídeo mostra equipes de resgate escavando o local até localizar o animal, que aparece com a cabeça para fora dos destroços. Durante a operação, um dos socorristas oferece água ao cachorro, que é retirado em segurança pouco depois.
As equipes de resgate seguem atuando em diferentes regiões da Venezuela na busca por pessoas e animais soterrados após o desabamento de edifícios causado pelos tremores. Até a última atualização, as autoridades confirmaram a destruição de 250 prédios e a morte de mais de 150 pessoas.
Um site mantido por iniciativa da sociedade civil aponta que há quase 40 mil desaparecidos, número que ainda não foi confirmado oficialmente pelo governo venezuelano.
Além do resgate do animal, as operações contam com o auxílio de cães especializados. Um deles, chamado Tsunami, ajudou a localizar um homem preso sob os escombros em Caracas nesta quinta-feira 25. Segundo as autoridades, o cão identificou a posição da vítima, permitindo que equipes da Defesa Civil realizassem o resgate após horas de trabalho.
Essa publicação é um oferecimento
Conheça a seleção do Japão, próxima adversária do Brasil
26/06/2026

Futebol cresceu no país com ajuda de brasileiros
Após empatar com a Suécia, o Japão garantiu vaga na próxima fase e será o adversário da seleção brasileira na Copa do Mundo 2026. Os dois vão se enfrentar na segunda-feira (29), às 14h (horário de Brasília), em Houston, nos Estados Unidos, um dos países-sedes da competição.Conheça a seleção do Japão, próxima adversária do Brasil - Agora RNConheça a seleção do Japão, próxima adversária do Brasil - Agora RN
A partida marca o início do mata-mata do Mundial, fase que reúne 32 seleções na disputa pelo título.
A seleção japonesa ficou em segundo lugar no Grupo F, liderado pela Holanda. Na fase de grupo, a equipe asiática goleou a Tunísia, marcando quatro gols contra o time africano, desclassificado da competição. Na disputa contra a Holanda, o placar ficou empatado em 2 a 2, na primeira rodada do Mundial.
O Japão é uma seleção com nível técnico crescente e o confronto não tem favorito, avalia a comentarista de futebol da TV Brasil e da Rádio Nacional, Luciana Zogaib.
“[O Japão] É uma seleção que joga em transição rápida, é uma equipe que tem equilíbrio emocional, mesmo quando sai atrás, consegue buscar o resultado, como aconteceu na partida contra a Holanda”.
Em 2025, o Japão também derrotou o Brasil de virada, em um amistoso, no final de 2025, em Tóquio, por 3 a 2. Na ocasião, o técnico do time brasileiro, Carlo Ancelotti, pediu que os jogadores brasileiros desenvolvessem “resiliência mental” e disse que a equipe precisava aprender com os erros.
“Os japoneses têm o mental forte e nós vamos colocar o nosso [emocional] à prova neste jogo”, brincou Zogaib.
A comentarista também lembrou que, desde o confronto com o Brasil, ano passado, o Japão não perdeu nenhum jogo. “Eles chegam motivados à Copa”, frisou.
A evolução do futebol japonês é nítido, acrescentou Rachel Motta, também comentarista esportiva da TV Brasil. Ela chama atenção para a agilidade do time no contra-ataque.
“A equipe japonesa pode não ter tantos jogadores habilidosos ou com mais nome, porém, o contra-ataque japonês é a arma deles, que marcam muito bem, e aí, a gente precisa mostrar habilidade”, cobrou.
“Além do Vini Jr. não temos visto tanta habilidade na seleção brasileira”, criticou.
Zico e o futebol japonês
A perspectiva do duelo mexe com os torcedores brasileiros, que viram o crescimento do futebol japonês. O país contou com experts brasileiros, como o jogador Zico, Arthur Antunes Coimbra. Ele contribuiu para a profissionalização do esporte no país asiático e comandou a seleção nipônica na Copa de 2006.
“Que o flamenguista não fique chateado, mas com o Flamengo foram 20 anos e com o Japão foram 22”, brincou, em entrevista à Agência brasil, em abril.
Fora de campo, os dois países possuem uma longa relação, considerando como marco a chegada de 800 japoneses no navio Kasato Maru, em 1908, que vieram trabalhar nas lavouras de café, em São Paulo.
Atualmente, o Japão é um dos principais parceiros do Brasil na Ásia. Segundo o Ministério das Relações Exteriores do Brasil, os países, nos últimos anos, vêm buscando estreitar parcerias e cooperações na área comercial em ciência e tecnologia.
Entre as áreas mais promissoras, de acordo com o órgão, destacam-se tecnologias da informação e das comunicações, aeroespacial, robótica, ciências médicas e saúde e energias renováveis.
O Japão é também um dos maiores investidores do Brasil, com US$ 22,8 bilhões em estoque (investido ou em circulação). Os investimentos japoneses são diversificados e incluem setores como o automotivo, de materiais elétricos e siderurgia.
Em 2023, o dado mais recente indica que o intercâmbio comercial bilateral foi de US$ 11,7 bilhões, com superávit para o Brasil de US$ 1,5 bilhão. As exportações brasileiras para o Japão foram, na maior parte, de produtos como minério de ferro, frango, café, alumínio e milho, enquanto as importações incluíram autopeças, compostos químicos, instrumentos de medição e controle e circuitos integrados.
Japoneses escolheram São Paulo
Desde a chegada do navio Kasato Maru a São Paulo, a comunidade nipônica cresceu. A Embaixada Japonesa estima que 2 milhões de japoneses e seus descendentes vivem no país, a maior população nipônica fora do Japão. E, como não poderia ser diferente, a influência cultural deixou marcas, em diversas áreas, como agricultura, gastronomia e artes marciais.
São Paulo conta com a maior comunidade japonesa do Brasil. O bairro da Liberdade chega a ter toda a atmosfera do Japão, com fachadas escritas com ideogramas e arquitetura oriental.
Mas há outras cidades brasileiras também marcadas pela presença desses imigrantes, como Assaí, no Paraná; Ivoti, no Rio Grande do Sul; e Tomé-Açu, no Pará.
De acordo com o MRE, os japoneses são cerca de quatro em cada dez dos 1 milhão de estrangeiros vivendo no Brasil. Já no país insular, do outro lado do globo, vivem 200 mil brasileiros, nas contas do governo japonês.
“O elo humano é um dos principais patrimônios das relações Brasil-Japão e fomenta o diálogo e a cooperação”, afirmou o ministério.
Essa publicação é um oferecimento
Indústria movimenta R$ 12,8 bi no RN
26/06/2026

Indústria alimentícia do RN gerou mais empregos e renda, segundo IBGE - Foto: marcelo camargo / agência brasil
Pesquisa do IBGE mostra avanço do setor em 2024 no RN, com liderança dos alimentos em produção e do petróleo na geração de valor agregado
A indústria do Rio Grande do Norte gerou R$ 12,77 bilhões em valor de transformação industrial (VTI) em 2024, equivalente a 6% de toda a riqueza produzida pelo setor industrial do Nordeste, que somou R$ 213,3 bilhões no período. Os dados constam na Pesquisa Industrial Anual (PIA-Empresa), divulgada nesta quarta-feira 24, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e reforçam o peso da atividade industrial na economia potiguar, especialmente nos segmentos de alimentos e petróleo.
Segundo o levantamento, o Estado contava com 2.057 empresas industriais com cinco ou mais pessoas ocupadas. Juntas, elas empregavam 66.548 trabalhadores e desembolsaram mais de R$ 2,38 bilhões em salários, retiradas e outras remunerações. A remuneração média dos empregados da indústria potiguar foi equivalente a dois salários mínimos.
A receita líquida de vendas das indústrias do Rio Grande do Norte alcançou R$ 28,32 bilhões em 2024. Entre as atividades com maior participação nesse resultado, destacaram-se a fabricação de produtos alimentícios, responsável por R$ 6,74 bilhões em receitas, a extração de petróleo e gás natural, com R$ 3,09 bilhões, e os serviços de manutenção, reparação e instalação de máquinas e equipamentos, que movimentaram R$ 2,34 bilhões.
A pesquisa também mostra que os custos das operações industriais chegaram a R$ 15,30 bilhões no período. A diferença entre o valor bruto da produção e esses custos resulta no Valor da Transformação Industrial, indicador considerado uma das principais medidas da riqueza efetivamente gerada pela atividade industrial.
A fabricação de produtos alimentícios manteve posição de destaque na estrutura produtiva potiguar. O segmento liderou 12 dos 13 indicadores analisados pelo IBGE, incluindo número de estabelecimentos, emprego, receita líquida, salários e valor bruto da produção industrial. Ao todo, eram 550 unidades locais em operação, empregando 16.472 pessoas. O setor de confecção de artigos do vestuário e acessórios apareceu logo atrás em número de trabalhadores, com 15.514 ocupados.
No valor bruto da produção industrial, a indústria alimentícia respondeu por R$ 6,70 bilhões, o equivalente a 23,89% de toda a produção industrial do Estado, estimada em R$ 28,07 bilhões. O resultado foi mais que o dobro do registrado pela atividade de extração de petróleo e gás natural, que ocupou a segunda posição com R$ 3,07 bilhões.
Apesar da liderança dos alimentos em praticamente todos os indicadores, a atividade petrolífera assumiu o primeiro lugar quando analisado o Valor da Transformação Industrial. O setor de extração de petróleo e gás natural gerou R$ 2,49 bilhões em VTI, correspondendo a 19,55% da riqueza industrial produzida no Estado. A fabricação de produtos alimentícios ficou na segunda posição, com R$ 2,09 bilhões, ou 16,35% do total.
A diferença entre os dois segmentos está diretamente ligada à estrutura de custos. Enquanto a indústria alimentícia desembolsou cerca de R$ 4,60 bilhões em custos das operações industriais, a atividade de extração de petróleo e gás registrou custos de aproximadamente R$ 577 milhões. Isso significa que uma parcela maior da receita gerada pelo setor extrativo converte-se em valor agregado.
O analista da pesquisa do IBGE, Marcelo Miranda, explica que o VTI mede a riqueza efetivamente criada pela indústria após descontados os custos de produção. Segundo ele, atividades extrativas costumam apresentar elevada capacidade de geração de valor mesmo sem liderar indicadores como emprego ou massa salarial.
“Dessa forma, a extração de combustíveis fósseis pode apresentar um VTI elevado mesmo sem liderar as demais variáveis. Geralmente, as atividades extrativas possuem um alto valor agregado por unidade produzida, ou seja, mesmo empregando menos trabalhadores, mesmo tendo menor participação em salários totais, entre outras variáveis, a extração gera maior riqueza a partir da exploração de recursos naturais”, afirmou Miranda.
A divulgação dos dados de 2024 também marca uma nova etapa metodológica das pesquisas econômicas do IBGE. O instituto informa que houve uma ruptura definitiva da série histórica em razão da substituição das bases administrativas utilizadas para atualização do Cadastro Central de Empresas (Cempre). A mudança envolveu a troca da Relação Anual de Informações Sociais (Rais) pelo eSocial e, posteriormente, a incorporação de um novo indicador de atividades oriundo dos registros da Receita Federal.
Segundo o IBGE, essas alterações modificaram o universo de empresas pesquisadas e os critérios de seleção das amostras, tornando inadequadas comparações diretas entre os dados mais recentes e aqueles produzidos antes das mudanças metodológicas. Em 2023, o instituto adotou procedimentos de calibração para reduzir distorções decorrentes da transição. Já em 2024, foi iniciada oficialmente uma nova série estatística para as pesquisas estruturais econômicas.
Os resultados mostram que a indústria potiguar mantém uma estrutura produtiva diversificada, com forte presença dos setores de alimentos, petróleo, vestuário e serviços industriais. Ao mesmo tempo, evidenciam o peso da atividade extrativa na geração de riqueza e seu papel estratégico para a economia do Rio Grande do Norte, que continua entre os principais produtores terrestres de petróleo do País.
Essa publicação é um oferecimento
Alunos da UERN atacam e ameaçam professoras de morte em Caicó
26/06/2026

O Departamento de Odontologia do Campus Caicó da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) publicou uma Nota de Repúdio após duas professoras do curso relatarem terem sido alvo de mensagens ofensivas, de teor misógino e até ameaças de morte praticadas por alunos do 4º período de Odontologia.
O documento publicado nesta quinta-feira 25 de junho de 2026, informa que os fatos foram oficialmente apresentados durante reunião plenária do departamento, após uma das docentes ter recebido capturas de tela (prints) encaminhadas por estudantes que tiveram acesso às mensagens.
Segundo a nota, os ataques teriam ocorrido em um grupo privado de aplicativo de mensagens, externo às atividades acadêmicas. De acordo com o Departamento de Odontologia, o conteúdo extrapolou os limites da divergência acadêmica e provocou profundo desconforto profissional e pessoal às professoras envolvidas.
Embora os prints não tenham sido divulgados publicamente por questões jurídicas, o caso é de conhecimento do corpo docente e discente da instituição, uma vez que foi debatido em sessão plenária, conforme registrado no próprio documento oficial.
As informações apontam que a motivação dos ataques estaria relacionada à insatisfação de alguns estudantes com a metodologia e os critérios pedagógicos adotados pelas docentes durante a disciplina. Ainda assim, o colegiado reforça que eventuais críticas ao processo de ensino não justificam manifestações ofensivas, discriminatórias ou ameaçadoras.
Na nota, o Departamento de Odontologia reafirma seu compromisso com o respeito mútuo, a valorização do corpo docente e a manutenção de um ambiente acadêmico seguro. O colegiado também informa que o caso está sob análise da Ouvidoria da UERN, por meio de processo administrativo, e manifesta expectativa de que as instâncias competentes adotem as providências cabíveis, observando o devido processo legal.
Essa publicação é um oferecimento
RN perde até R$ 230 milhões na educação por falhas no Censo Escolar e sistema de dados
26/06/2026

Foto: Reprodução
O RN deixou de receber cerca de R$ 230,52 milhões em recursos federais destinados à educação entre 2024 e 2026 devido a falhas no Censo Escolar e inconsistências no cadastramento de estudantes na rede estadual, conforme informações da Tribuna do Norte.
Somente em 2025, o Estado perdeu R$ 44,8 milhões por problemas na inclusão de aproximadamente 4,48 mil alunos no sistema do Educacenso, utilizado como base para repasses da União.
As informações constam em processo administrativo da Secretaria de Estado da Educação (SEEC/RN), que trata da contratação de uma empresa para tentar corrigir os gargalos no sistema de dados educacionais da rede.
Segundo o documento, o problema afetou diretamente repasses do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), do Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar (PNATE) e da complementação do Valor Aluno Ano Resultado (VAAR).
No caso do VAAR, as perdas são estimadas em R$ 27 milhões em 2024, R$ 29 milhões em 2025 e R$ 40 milhões em 2026, somando parte relevante do prejuízo total identificado pelo Estado.
O grupo técnico da Secretaria aponta que as falhas estão ligadas à ausência de uma ferramenta mais eficiente para o processamento e cruzamento de dados do Educacenso, o que teria gerado subcontagem de estudantes e impacto direto nos repasses federais.
Diante do cenário, a SEEC/RN propõe a contratação da plataforma Zaori Astrea, por meio de inexigibilidade de licitação, com argumento de solução técnica específica para correção das inconsistências cadastrais e melhoria na alimentação dos dados junto ao Inep.
O processo segue em análise administrativa. O Ministério da Educação ainda não se pronunciou sobre a possibilidade de recomposição dos valores perdidos.
Essa publicação é um oferecimento
Emprego público cai no RN, e setor privado amplia contratações, diz IBGE
26/06/2026

Dados mostram crescimento de 6,2% no número de empregados das empresas em 2024, enquanto administração pública reduz quadro, mas mantém os maiores salários médios do Nordeste
O setor privado ampliou sua participação no mercado de trabalho formal do Rio Grande do Norte em 2024 e passou a concentrar mais de dois terços dos empregados com carteira assinada no Estado. Levantamento divulgado nesta quinta-feira 25, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra que as entidades empresariais empregavam 460.096 trabalhadores, alta de 6,2% em relação a 2023, respondendo por 68,1% do total de assalariados potiguares.
No sentido oposto, a administração pública reduziu seu quadro de pessoal. O número de empregados caiu 5,4% em um ano, para 189.017 trabalhadores, equivalentes a 28% do pessoal ocupado assalariado. As entidades sem fins lucrativos também avançaram, com crescimento de 3,5%, chegando a 26.090 empregados, ou 3,9% do total.
Os dados fazem parte das Estatísticas do Cadastro Central de Empresas (Cempre) 2024. Segundo o IBGE, o Rio Grande do Norte encerrou o ano com 675.203 trabalhadores assalariados e outros 136.308 sócios e proprietários distribuídos em 126.558 unidades locais dos setores público, privado e terceiro setor.
O levantamento mostra ainda que o ambiente empresarial permanece predominante no Estado. As entidades empresariais representam 86,4% das unidades locais existentes no Rio Grande do Norte, enquanto as organizações sem fins lucrativos correspondem a 12,1% e a administração pública, a 1,4%.
Embora tenha reduzido o número de empregados, o setor público continuou oferecendo as maiores remunerações. Em 2024, o salário médio mensal da administração pública no Rio Grande do Norte foi de R$ 5.115,66, cerca de duas vezes superior ao pago, em média, pelos demais setores. O valor também colocou o Estado na liderança do Nordeste entre as administrações públicas com maior remuneração média.
Ao longo do ano, as unidades locais instaladas no Rio Grande do Norte desembolsaram R$ 28,5 bilhões em salários e outras remunerações, montante 5,4% superior ao registrado em 2023. No recorte por atividade econômica, o comércio manteve a liderança em número de estabelecimentos. O segmento de comércio e reparação de veículos automotores e motocicletas somava 41.028 unidades locais, equivalente a 32,4% do total existente no Estado.
Entre os setores que mais cresceram, destaque para outras atividades de serviços, que registraram expansão de 20% e alcançaram 11.757 empresas. Em seguida aparecem saúde humana e serviços sociais, com crescimento de 15,4% e 9.277 unidades, e informação e comunicação, que avançou 13,2%, chegando a 2.951 estabelecimentos.
A educação foi a única atividade econômica a registrar retração. O número de unidades caiu 10,4% em relação ao ano anterior, passando para 4.920 estabelecimentos. Na comparação dos salários médios por atividade, o segmento de eletricidade e gás permaneceu na liderança, com remuneração média de R$ 7.451,88 por mês, apesar da queda de 1,3% frente a 2023. O setor reunia 762 unidades locais e empregava 1.559 trabalhadores.
As indústrias extrativas ocuparam a segunda posição no ranking salarial, pagando, em média, R$ 5.706,54, alta de 9,4% em um ano. O segmento contava com 676 empresas e empregava 9.879 pessoas. Em terceiro lugar ficou a educação, com remuneração média de R$ 5.108,92, mesmo após redução de 2,1% em relação ao ano anterior. O setor reunia 36.667 trabalhadores.
Na outra ponta, artes, cultura, esporte e recreação apresentou o menor rendimento médio do Estado. As 2.461 unidades locais da atividade empregavam 3.345 trabalhadores, com salário médio mensal de R$ 1.697,02. Os dados reforçam uma mudança na composição do emprego formal no Rio Grande do Norte, marcada pelo avanço da iniciativa privada, ao mesmo tempo em que evidenciam diferenças relevantes de remuneração entre os setores da economia e entre as atividades produtivas.
Essa publicação é um oferecimento
Quando será o próximo jogo do Brasil na Copa? Veja
25/06/2026

Rafael Ribeiro / CBF
Seleção de Carlo Ancelotti entra em campo na segunda-feira 29, às 14h, em Houston; definição do próximo rival depende de jogos desta quinta-feira 25
Líder do grupo C, o Brasil está garantido na fase 16 avos de final, que antecede as oitavas, da Copa do Mundo. O time comandado pelo treinador Carlo Ancelotti aguarda a definição do adversário, que poderá ser Alemanha, Japão ou Suécia, a depender dos resultados desta quinta-feira 25.
A partida da Seleção está marcada para segunda-feira 29, às 14h, em Houston, nos Estados Unidos. A liderança assegurada com a vitória sobre a Escócia também permitiu que a delegação permanecesse atuando em território norte-americano durante a preparação.
Em caso de classificação, o Brasil jogará em Nova Jersey, Miami, Atlanta e novamente Nova Jersey, cidade escolhida pela Fifa como palco da final.
Se tivesse terminado em segundo lugar no grupo, o Brasil teria um caminho diferente até a final, passando por Monterrey, no México, além de Houston, Boston e Dallas, com decisão também em Nova Jersey.
Essa publicação é um oferecimento
Acidentes de motos no RN custam R$ 8 milhões ao SUS em 10 anos
25/06/2026

Dados apontam que motociclistas responderam por 74,9% das internações por acidentes de trânsito no RN entre 2015 e 2025
Os acidentes envolvendo motocicletas responderam por 74,9% das internações hospitalares por acidentes de transporte registradas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no Rio Grande do Norte entre 2015 e 2025. No período, foram realizados 33.344 atendimentos a condutores e passageiros de motos na rede pública estadual, segundo levantamento com base em dados do DataSUS e do Valor Saúde Brasil.
Ao todo, o Estado registrou 44.503 internações hospitalares causadas por acidentes de trânsito nos últimos dez anos. O impacto financeiro para o SUS foi de aproximadamente R$ 84 milhões. Apenas nos últimos cinco anos, a média anual de gastos ficou em torno de R$ 8 milhões.
Em entrevista à Band RN, o secretário estadual de Saúde, Alexandre Motta, afirmou que os acidentes com motocicletas representam a maior parte da demanda relacionada ao trauma nos hospitais da rede estadual.
“O Walfredo Gurgel hoje é um hospital que é sobrecarregado invariavelmente por pessoas com esse perfil. De cada 10 acidentes de trânsito, um número que chega à beira de 90% é de acidente de moto”, declarou.
Segundo o secretário, os acidentes envolvendo automóveis reduziram em razão de avanços na segurança veicular e do uso de equipamentos de proteção.
“Aquilo que tínhamos no passado de acidentes por carro diminuiu substancialmente, porque as pessoas hoje usam o cinto de forma obrigatória, os carros se tornaram mais seguros. Isso é um dado positivo. Motocicleta ainda é um grande gargalo”, afirmou.
Os dados mostram que a taxa média de mortalidade entre motociclistas hospitalizados foi de 2% no período analisado. O maior número de mortes em ambiente hospitalar em um único ano foi registrado em 2020, quando 87 vítimas faleceram.
Alexandre Motta também relacionou a elevada ocupação dos hospitais estaduais aos acidentes com motocicletas.
“Se não existisse moto, uma suposição, se não existisse moto no mundo hoje, certamente o Walfredo Gurgel e o Tarcísio Maia seriam hospitais esvaziados”, disse.
Foi mencionado que parte dos acidentes está associada a práticas consideradas de risco, como excesso de velocidade, disputas em vias públicas, manobras conhecidas como “grau” e a pressão enfrentada por motociclistas que trabalham com entregas.
Os números reforçam o peso dos acidentes com motocicletas na rede pública de saúde do Rio Grande do Norte, tanto pelo volume de internações quanto pelos custos hospitalares e pela ocupação de leitos destinados ao atendimento de traumas.
Essa publicação é um oferecimento
Casal é indiciado por furtar benefícios de idosos em Macau
25/06/2026

Investigação da Polícia Civil aponta que suspeita usou cartões bancários de casal de aposentados e realizou movimentações indevidas; caso integra a Operação Virtude
A Polícia Civil do Rio Grande do Norte concluiu, nesta quarta-feira 24, a investigação que identificou e indiciou um casal suspeito de furtar benefícios previdenciários de dois idosos, de 70 e 72 anos, em Macau. Segundo a corporação, a mulher, de 30 anos, foi contratada como cuidadora de uma das vítimas e teria se aproveitado da confiança da família para subtrair os cartões bancários utilizados no recebimento dos benefícios. O marido dela, de 34 anos, também foi indiciado após confessar participação nos fatos.
De acordo com a investigação, a suspeita passou a cuidar do esposo da idosa de 70 anos, que enfrentava problemas de saúde. Durante esse período, ela teria retirado os cartões bancários do casal e, ao ser questionada sobre o paradeiro dos objetos, negou qualquer conhecimento. As diligências, porém, apontaram que os cartões passaram a ser utilizados para movimentações financeiras sem autorização.
A Polícia Civil apurou que, mesmo após a morte de um dos idosos, em 1º de maio de 2026, a mulher viajou até Natal para sacar recursos da conta bancária da vítima. Foram realizados dois saques de R$ 1 mil cada, totalizando R$ 2 mil. Também foi identificada uma transferência de R$ 800 para a conta do irmão da investigada.
Durante o inquérito, a mulher alegou que estaria sendo perseguida e coagida por um homem, que a obrigaria a entregar o dinheiro retirado das contas. Segundo a Polícia Civil, essa versão foi descartada após a análise de depoimentos, imagens dos saques, registros bancários e outros elementos reunidos durante a investigação.
No interrogatório, o segundo investigado confessou participação no esquema. Conforme o depoimento, ele sabia das ações praticadas pela esposa e confirmou que ambos realizaram outro saque, no valor de R$ 900, em uma conta pertencente à vítima sobrevivente, em uma agência bancária de Macau.
As investigações apontaram ainda que o casal recrutava pessoas que desconheciam a origem ilícita das operações para efetuar os saques. Esses terceiros recebiam pequenas quantias em dinheiro pela participação, enquanto os investigados aguardavam do lado de fora da agência.
Ao concluir o inquérito, a Polícia Civil atribuiu ao casal a responsabilidade pelos fatos e os indiciou pelos crimes de furto qualificado, furto praticado contra idosos e comunicação falsa de crime, em concurso de crimes, conforme a participação individual de cada um.
O caso integra a Operação Virtude, ação voltada ao combate a crimes patrimoniais praticados contra idosos e à proteção de pessoas em situação de vulnerabilidade.
Essa publicação é um oferecimento
Pressão por sexo no pós-parto expõe mulheres a riscos
25/06/2026

Especialistas alertam que retomada precoce da vida sexual após o parto pode causar complicações, enquanto mulheres relatam cobranças e sofrimento durante a recuperação
O período pós-parto, conhecido como puerpério ou resguardo, voltou ao centro do debate nas redes sociais após a repercussão de declarações do cantor Nattan sobre a recuperação da esposa, Rafa Kalimann. As falas provocaram críticas e levaram mulheres a compartilhar experiências de pressão para retomar a vida sexual antes do término da recuperação física e emocional após o nascimento dos filhos.
Em entrevista concedida em fevereiro, o cantor afirmou: “Na hora que a fábrica abrir, eu não vou perder tempo. Se ela quiser se esquivar, eu: não, vem para cá, e vai vir”. A repercussão gerou uma onda de relatos de mulheres que disseram ter enfrentado cobranças, chantagens e insistência de parceiros para interromper o resguardo antes de estarem preparadas.
Especialistas ouvidas pela reportagem alertam que a retomada precoce das relações sexuais pode trazer consequências físicas e psicológicas. Entre os riscos estão infecções, abertura de pontos cirúrgicos, sangramentos, dor intensa, desconforto persistente e até impactos duradouros na vida sexual da mulher.
O puerpério é o período em que o organismo feminino passa por profundas transformações para retornar gradualmente às condições anteriores à gestação. A fase envolve recuperação do útero, cicatrização de feridas decorrentes do parto, reorganização hormonal e adaptação emocional à maternidade. A duração desse processo varia entre as mulheres. Embora a recomendação mais comum seja aguardar cerca de seis semanas, ou 42 dias, especialistas ressaltam que não existe um prazo único e definitivo.
Segundo Sandra Cristina Poerner Scalco, ginecologista e integrante da Comissão Nacional Especializada em Sexologia da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), o retorno às atividades sexuais deve ser decidido de forma individualizada.
“Antes do critério tempo, devemos pensar no bem-estar”, afirma.
Para a médica, a retomada da vida sexual deve levar em conta a recuperação física da mulher, sua disposição emocional, conforto e desejo sexual.
A trabalhadora autônoma Sara Ferreira, hoje com 28 anos, relata ter vivido essa situação após o nascimento do segundo filho. O parto ocorreu em 2017, com auxílio de fórceps, quando ela tinha apenas 19 anos.
Ainda em recuperação e com pontos na região vaginal, ouviu do então companheiro que ele “não aguentaria tanto tempo” sem relações sexuais. Ferreira afirma que enfrentava um período de exaustão física e emocional. Cuidava de dois filhos pequenos, sentia dores constantes e apresentava sintomas de depressão.
“Era muito nova, com dois bebês, dando conta de tanta carga física e emocional sozinha”, recorda.
Ela relata que a experiência foi marcada por sofrimento físico.
“Foi um sentimento de vazio, dor, desamparo e solidão”, conta.
Segundo Sara, o relacionamento terminou cinco meses após o nascimento do bebê.
As especialistas explicam que, independentemente do tipo de parto, o organismo necessita de um período mínimo de recuperação. O útero precisa retornar gradualmente ao tamanho habitual, o assoalho pélvico necessita de reabilitação e eventuais cortes ou lacerações devem cicatrizar adequadamente.
Karina Belickas, ginecologista do Hospital e Maternidade Santa Joana, explica que também ocorre uma intensa reorganização hormonal durante esse período.
Nos casos de cesariana, relações precoces podem aumentar o risco de infecção dos pontos cirúrgicos. Em partos vaginais, cortes realizados no períneo ou lacerações podem reabrir, causando sangramento e dor.
Além disso, a penetração pode provocar desconforto significativo, especialmente nas primeiras semanas após o nascimento do bebê.
Scalco destaca que as duas primeiras semanas exigem atenção especial. Segundo ela, nesse período o risco de infecções e sangramentos é mais elevado porque o colo do útero ainda pode estar parcialmente aberto e o endométrio continua em processo de cicatrização.
Outro fator que influencia diretamente a sexualidade feminina nesse momento é a amamentação. Belickas explica que a produção hormonal associada ao aleitamento pode provocar ressecamento vaginal e alterações semelhantes às observadas durante a menopausa.
A privação de sono causada pelos cuidados com o recém-nascido também contribui para a diminuição da libido.
Mas os impactos não se limitam às mudanças físicas. Para Monalisa Nascimento dos Santos Barros, psicóloga e professora da área de Saúde da Família da Universidade Federal da Bahia (UFBA), o pós-parto é um período de grande vulnerabilidade emocional.
Segundo ela, a mulher enfrenta uma série de dúvidas, inseguranças e transformações que exigem adaptação. Nesse contexto, a pressão para manter relações sexuais pode intensificar sentimentos de culpa, ansiedade e sofrimento.
De acordo com Sandra Scalco, uma parcela expressiva das mulheres retoma a atividade sexual antes de se sentir preparada. A especialista afirma que essa situação pode provocar sofrimento emocional e até disfunções sexuais permanentes.
A cozinheira Gisele Costa de Lima, de 48 anos, também relata ter enfrentado cobranças durante o puerpério. Após perder o primeiro bebê em 1996 em decorrência de negligência médica, ela ainda se encontrava fragilizada quando o marido passou a pressioná-la para retomar as relações.
“Eu não relutei pois era muito nova, sem orientação nenhuma e confundi isso com afeto”, lembra.
No ano seguinte, quando deu à luz seu segundo filho, as cobranças voltaram. Segundo ela, o companheiro afirmava que ela deveria cumprir suas “obrigações como esposa” e dizia que “não reclamasse, senão ele procuraria outra na rua”.
Sem rede de apoio e enfrentando a maternidade praticamente sozinha, Gisele afirma que suportou a situação em silêncio.
“Sofri calada a cada relação.”
Relatos semelhantes aparecem na história de Gabriella Prado, de 34 anos. Mãe de três filhos, ela lembra das ameaças feitas pelo parceiro após uma cesariana de emergência realizada em 2018.
“Se eu não tenho em casa, tenho que procurar na rua”, ouviu.
A cirurgia havia sido realizada após complicações na gestação e os pontos apresentavam inflamação. Apenas dez dias após o parto, sobrecarregada física e emocionalmente, ela acabou cedendo às pressões.
Segundo Gabriella, a experiência foi marcada por dor e ausência completa de prazer. Posteriormente, ao retornar à ginecologista, recebeu orientação para manter o resguardo pelos 40 dias recomendados. O companheiro, entretanto, acabou mantendo relações extraconjugais.
Especialistas reforçam que a retomada da vida sexual no pós-parto deve ocorrer apenas quando a mulher se sentir fisicamente recuperada e emocionalmente preparada. O consenso médico é que o diálogo, o respeito aos limites individuais e o acompanhamento profissional são fundamentais para uma recuperação saudável durante o puerpério.
Essa publicação é um oferecimento
Musculação ajuda a prevenir Alzheimer
25/06/2026

Estudos associam o treinamento de força à preservação da função cognitiva, da mobilidade e da independência ao longo do envelhecimento
A musculação vem sendo cada vez mais associada por especialistas à prevenção do Alzheimer e à melhora da qualidade de vida de pessoas que convivem com a doença. Além de contribuir para a manutenção da força muscular e da capacidade funcional ao longo do envelhecimento, pesquisas indicam que o treinamento de força pode favorecer mecanismos biológicos ligados à saúde cerebral e à preservação das funções cognitivas.
O tema ganha relevância diante do aumento da expectativa de vida da população e da busca por estratégias capazes de reduzir fatores de risco associados às demências. Neurologistas, psiquiatras e pesquisadores destacam que a prática regular de exercícios físicos integra hoje as principais recomendações não medicamentosas para prevenção e cuidado de pacientes com Alzheimer.
O aposentado Rogério Beck, de 59 anos, é um exemplo dessa abordagem. Diagnosticado com Alzheimer há cerca de dois anos, ele incorporou a atividade física à rotina como parte do tratamento. A corrida deu lugar à musculação, praticada entre três e quatro vezes por semana, com treinos divididos por grupos musculares.
Segundo Rogério, os benefícios são perceptíveis no cotidiano. “Passo o dia meio irritado, acabo dormindo pior”, relata ao descrever os dias em que não consegue manter a rotina de exercícios.
A preocupação com a doença também levou sua esposa, Karin Beck, de 55 anos, a adotar mudanças preventivas. Com histórico familiar de Alzheimer — a mãe morreu em 2004 em decorrência de complicações da enfermidade —, ela passou a investir em atividades físicas voltadas para força, equilíbrio e mobilidade.
Atualmente, Karin pratica pilates duas vezes por semana e acrescentou caminhadas regulares à rotina. Além dos exercícios, modificou hábitos alimentares e adotou uma dieta inspirada no padrão mediterrâneo, baseada no consumo de frutas, verduras, legumes, grãos integrais, azeite de oliva e peixes, com redução de carnes vermelhas e alimentos ultraprocessados. “Meu objetivo é saúde”, afirma.
Rogério também realiza atividades cognitivas acompanhadas por uma neuropsicóloga. O diagnóstico ocorreu após ele perceber mudanças discretas na memória de curto prazo e dificuldades em tarefas rotineiras que anteriormente executava sem esforço.
De acordo com Paulo Caramelli, neurologista e professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a atividade física, incluindo a musculação, ocupa posição central entre as estratégias de prevenção e tratamento do Alzheimer.
Segundo ele, o sedentarismo figura entre os principais fatores de risco modificáveis para demência, tornando os exercícios físicos uma ferramenta importante para a proteção da saúde cerebral.
Entre os mecanismos biológicos relacionados aos benefícios da musculação, Caramelli destaca a ação das miocinas, substâncias produzidas pelos músculos durante a contração. Essas moléculas entram na corrente sanguínea e podem alcançar o cérebro, onde estimulam a formação de novas conexões entre neurônios.
Além disso, ajudam a preservar a chamada plasticidade cerebral, capacidade do cérebro de se reorganizar, criar novas conexões e adaptar-se às mudanças ao longo da vida. Outro benefício frequentemente citado pelos especialistas é a melhora do metabolismo da glicose, da circulação sanguínea cerebral e a redução de processos inflamatórios associados ao envelhecimento e às doenças neurodegenerativas.
Em pessoas já diagnosticadas com Alzheimer, especialmente naquelas que apresentam sarcopenia — condição caracterizada pela perda de massa muscular —, a musculação pode contribuir para melhorar a mobilidade, reduzir o risco de quedas e retardar a perda da independência funcional.
Embora os estudos ainda não demonstrem de forma conclusiva que o treinamento de força seja capaz de desacelerar diretamente a progressão biológica da doença, os resultados relacionados à funcionalidade e à qualidade de vida são considerados consistentes.
O educador físico e pesquisador Luiz Sinésio Neto, professor da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e diretor científico da Associação Brasileira de Alzheimer (Abraz) no estado, ressalta a importância do músculo para a saúde geral do organismo. “O músculo é um dos maiores e mais importantes tecidos do corpo humano. O músculo fraco representa doença e, com quantidade e qualidade adequadas, representa saúde”, afirma.
Neto recomenda a adoção do chamado exercício multicomponente, modelo que combina musculação, atividades aeróbicas, exercícios de equilíbrio e práticas voltadas à mobilidade.
A recomendação é respaldada por pesquisas científicas. Um dos estudos mais citados foi publicado em 2015 na revista The Lancet. A pesquisa acompanhou 1.260 pessoas entre 60 e 77 anos consideradas de maior risco para desenvolver Alzheimer.
Os participantes foram submetidos a um programa que combinava treinamento cognitivo, controle de fatores cardiovasculares, musculação, exercícios aeróbicos e atividades voltadas ao equilíbrio e à mobilidade. Após dois anos, os pesquisadores observaram melhora do desempenho cognitivo entre aqueles que participaram da intervenção em comparação ao grupo de controle.
Outra pesquisa, publicada em 2016 no Journal of the American Geriatrics Society, acompanhou cem adultos com comprometimento cognitivo leve durante seis meses. Os resultados mostraram ganhos de força muscular, melhora da capacidade aeróbica e desempenho cognitivo superior após um programa de treinamento resistido de alta intensidade.
As evidências mais recentes também apontam para a relevância da atividade física na prevenção das demências. Um relatório publicado pela comissão da revista The Lancet em 2024 identificou 14 fatores de risco modificáveis associados ao desenvolvimento da doença ao longo da vida.
Entre eles está a inatividade física. O documento conclui que mudanças nesses fatores podem contribuir para reduzir a probabilidade de surgimento de quadros de demência.
Para Arthur Danila, psiquiatra e coordenador do Programa de Mudança de Hábito e Estilo de Vida do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da USP, o objetivo principal da musculação não deve ser apenas o ganho de massa muscular.
Segundo ele, a prioridade é preservar a funcionalidade necessária para atividades simples do cotidiano, como levantar de uma cadeira, subir escadas, caminhar com segurança e manter autonomia por mais tempo. Danila destaca que os benefícios mais bem documentados atualmente estão relacionados à mobilidade, à força muscular, à independência funcional e à qualidade de vida.
“A manutenção da funcionalidade pode contribuir para preservar independência por mais tempo e reduzir o impacto do Alzheimer no cotidiano de pacientes e cuidadores”.
A profissional de educação física Talita Cezareti, da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), recomenda que o treinamento de força seja realizado regularmente, entre duas e três vezes por semana, sempre com acompanhamento profissional.
Ela ressalta que a musculação deve integrar um programa mais amplo de cuidados, associado a exercícios aeróbicos, atividades de equilíbrio e hábitos saudáveis.
As diretrizes internacionais recomendam que adultos e idosos realizem pelo menos 150 minutos semanais de atividade física moderada, distribuídos ao longo da semana. Dentro desse contexto, a musculação aparece como uma das ferramentas mais importantes para preservar a saúde física, a autonomia e o funcionamento cerebral durante o envelhecimento.
Essa publicação é um oferecimento
Artista acerta placar do Brasil pela terceira vez com pintura feita antes do jogo
25/06/2026

Jhenny Keller previu vitória por 3 a 0 sobre a Escócia e também retratou em tela gols de Vinicius Jr., retorno de Neymar e liderança da Seleção
A influenciadora e artista Jhenny Keller voltou a chamar atenção nas redes sociais ao acertar, pela terceira vez, uma previsão envolvendo a Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2026.
Horas antes da partida entre Brasil e Escócia, disputada na noite de quarta-feira 24, em Miami, nos Estados Unidos, Jhenny publicou o processo de criação de uma pintura na qual previa uma vitória brasileira por 3 a 0. O resultado acabou se confirmando em campo.
Além do placar, a artista incluiu na obra elementos que também se concretizaram durante o confronto, como dois gols de Vinicius Júnior, a presença de Rayan entre os titulares, o retorno de Neymar à Seleção Brasileira após longo período afastado e a liderança do Brasil no grupo.
A publicação repercutiu nas redes sociais após os acontecimentos retratados na tela coincidirem com o que ocorreu na partida.
Nas últimas semanas, Jhenny Keller ganhou visibilidade por previsões relacionadas aos jogos da equipe comandada por Carlo Ancelotti.
Na estreia do Brasil na Copa do Mundo, a influenciadora pintou uma tela que mostrava um gol de Vinicius Jr. e referências à busca pelo hexacampeonato.
Já na segunda rodada, diante do Haiti, ela retratou a torcida comemorando nas arquibancadas, três bolas dentro da rede e o atacante Endrick celebrando um gol.
Com o novo acerto diante da Escócia, a artista voltou a viralizar e acumular comentários de torcedores que passaram a acompanhar suas previsões para os próximos jogos da Seleção Brasileira na Copa do Mundo.
Essa publicação é um oferecimento
ALRN revitaliza prédio histórico no Centro para abrigar novos estúdios e TI
25/06/2026

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte inaugura, na próxima quarta-feira (1º), às 15h, o edifício Deputado Moacyr Torres Duarte, localizado na Cidade Alta. A nova estrutura abrigará a TV Assembleia, a Rádio Assembleia, a Diretoria de Tecnologia e Inovação e a Controladoria da Casa, oferecendo um ambiente moderno e integrado para otimizar a prestação de serviços e o fluxo de trabalho dos servidores.
O imóvel, onde funcionava anteriormente o Banco do Nordeste (BNB), foi escolhido como parte de um planejamento estratégico voltado à revitalização do Centro Histórico de Natal. Com mais de 1.600 metros quadrados distribuídos em quatro pavimentos, o espaço contará com estúdios amplos, salas de reunião e uma redação integrada. A nova sede das emissoras legislativas terá cinco ilhas de edição, estúdios de rádio e televisão, além de quatro switches e salas de produção para o monitoramento de conteúdo em tempo real.
A área tecnológica do Parlamento também ganhará novas instalações para o desenvolvimento de ferramentas digitais, como o e-Legis e o Legis Plenário. Um dos destaques do projeto é a preservação do antigo cofre do banco, que foi transformado em um moderno data center. De acordo com o diretor Administrativo e Financeiro da Assembleia, Pedro Cascudo, a mudança gerará economia direta. “A inauguração do novo espaço vai colaborar para que outros imóveis alugados pelo Poder Legislativo sejam desocupados”, detalha o gestor.
Essa publicação é um oferecimento
Qual torcida vai lotar mais a Arena no fim de semana? ABC ou América?
25/06/2026

A Casa de Apostas Arena das Dunas será palco de um fim de semana especial para o futebol potiguar. Os dois maiores clubes do Rio Grande do Norte entram em campo em confrontos decisivos pela Série D do Campeonato Brasileiro e contam com um ingrediente que pode fazer a diferença na busca pela classificação: a força das arquibancadas.
No sábado às 18h, o América recebe o Fluminense (PI). Menos de 24 horas depois, no domingo às 16h, o ABC enfrenta o Altos (PI). Os dois confrontos são decisivos e valem vaga na próxima fase da competição e prometem lotar Arena.
Mais do que acompanhar duas partidas decisivas, o fim de semana lança uma provocação saudável entre as duas maiores torcidas do estado: qual delas será capaz de promover a maior festa nas arquibancadas?
Além da emoção dos jogos, os torcedores encontrarão toda a estrutura da Casa de Apostas Arena das Dunas, com estacionamento, praça de alimentação, acessibilidade, segurança, reconhecimento facial e opções premium de hospitalidade, como o Rooftop Dunas, que funcionará nas duas partidas com serviços de open bar, open food, música ao vivo e estacionamento incluso.
Os ingressos para as duas partidas seguem à venda no site casadeapostasarenadasdunas.com.br
Essa publicação é um oferecimento



























