Notícias

Notícias

Governo do RN afirma que servidores do Ipern já receberam reajuste salarial

15/07/2025


Foto: José Aldenir/Agora RN

Nota diz que ganhos no instituto podem chegar a 52% no ciclo 2023-2026 e que revisão da tabela foi medida excepcional

O Governo do Rio Grande do Norte afirmou, por meio de nota, que os servidores do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado (Ipern) já foram contemplados com medidas de recomposição salarial e valorização funcional no ciclo 2023-2026.

A declaração foi divulgada após a continuidade da greve da categoria, iniciada no início de julho, com reivindicação de atualização da tabela salarial.

Segundo o governo, foram realizadas mais de 300 horas de reuniões com categorias do funcionalismo entre 2023 e 2024, o que resultou na sanção das Leis Complementares nº 771/2024, 777/2025 e 778/2025. Os dispositivos garantem recomposição salarial para servidores ativos, aposentados e pensionistas com paridade, considerando a variação do IPCA de 2024 a 2025. Também há previsão de recomposição parcial de períodos anteriores por meio de promoções e ajustes em tabelas, com percentual acumulado mínimo de 14%.

No caso dos servidores da administração indireta e de algumas categorias da administração direta, a recomposição será aplicada em três parcelas: abril de 2025 (já efetivada), janeiro de 2026 e abril de 2026. O governo informou que todos os servidores vinculados ao IPERN estão incluídos nesse grupo.

Sobre a situação específica do instituto, o Executivo estadual disse que foram adotadas medidas adicionais de valorização para estimular a permanência dos servidores.

“Por meio de promoções, os ganhos podem atingir até 38% adicionais, que somados à recomposição prevista na LC 777/2025, podem totalizar até 52% de recomposição salarial no ciclo 2023-2026”, informou.

Ainda segundo o governo, a concessão aos servidores do IPERN foi resultado de negociação com o Sindicato dos Servidores da Administração Indireta (SINAI) e com a Associação de Servidores do Instituto. A medida foi descrita como excepcional e não aplicável a outros órgãos da administração estadual. “Essa solução específica […] foi uma medida excepcional […] e não se estende a outras estruturas do Estado”, diz a nota.

A greve dos servidores do Ipern segue mantida após a negativa do governo em revisar novamente a tabela salarial. O SINAI afirmou que pretende solicitar nova audiência com o Executivo para tratar do tema.

Veja a nota do governo na íntegra:

O Governo do Rio Grande do Norte, por meio da Secretaria de Estado da Administração (Sead), esclarece que manteve diálogo permanente com todas as categorias do funcionalismo estadual sobre recomposições salariais e demais pleitos ao longo dos anos de 2023 e 2024. Foram mais de 300 horas de reuniões, resultando em acordos concretizados nas Mesas de Negociação. Como fruto desse processo, foram sancionadas as Leis Complementares nº 771/2024, que trata da revisão salarial dos servidores da Segurança Pública; n? 777/2025, que trata da política de revisão salarial permanente; e nº 778/2025, que estabelece a recomposição salarial para os servidores da Administração Direta e Indireta do Poder Executivo Estadual.

Essas legislações garantem a recomposição salarial para todos os servidores ativos, aposentados e pensionistas com paridade, com base na variação do IPCA dos anos de 2024 a 2025, além de recomposição parcial de períodos anteriores por meio de promoções ou ajuste complementar de tabelas remuneratórias, estimando uma recomposição salarial acumulada mínima de 14%. Para os servidores da administração indireta e algumas categorias da direta, será incorporado aos vencimentos em três oportunidades: abril de 2025 (já efetivado), janeiro de 2026 e abril de 2026.

Todos os servidores vinculados ao IPERN também foram contemplados com essa recomposição.

Considerando a relevância das atividades desenvolvidas pelo Instituto de Previdência dos Servidores do Estado (IPERN), especialmente na gestão previdenciária dos servidores civis e militares, o Governo implementou medidas de valorização para estimular a permanência dos servidores em atividade. Por meio de promoções, os ganhos podem atingir até 38% adicionais, que somados à recomposição prevista na LC 777/2025, podem totalizar até 52% de recomposição salarial no ciclo 2023-2026.

A concessão aos servidores do IPERN — construída a partir de diálogo com o Sindicato dos Servidores da Administração Indireta do RN (SINAI) e com a Associação de Servidores do Instituto — levou em consideração uma defasagem histórica na tabela salarial da autarquia. Essa solução específica, portanto, foi uma medida excepcional, fruto do reconhecimento da importância estratégica do órgão, redução de desigualdade entre servidores com o mesmo nível de responsabilidade funcional, e não se estende a outras estruturas do Estado.

 

Por fim, o Governo do Rio Grande do Norte reitera seu compromisso com a valorização do servidor público, conduzindo negociações com responsabilidade fiscal, respeito institucional e abertura ao diálogo. As conquistas consolidadas nas Leis Complementares nº 771, nº 777 e nº 778 representam um avanço importante para a carreira do funcionalismo estadual, reafirmando a disposição do Governo em seguir construindo, com equilíbrio e transparência, um serviço público cada vez mais forte e eficiente para a população potiguar.

Essa publicação é um oferecimento

FELIPE CEL - CELULARES E ACESSÓRIOS

Notícias

Sine oferece 39 vagas de emprego para Natal, Mossoró e Assú nesta segunda 14; confira

14/07/2025


Foto: José Aldenir/Agora RN

Oportunidades são para diferentes níveis de escolaridade e experiência; candidatos devem se dirigir presencialmente aos postos do SINE

O Sine RN oferece nesta segunda-feira 14 um total de 39 vagas de emprego para as cidades de Natal, Região Metropolitana, Mossoró e Assú.

Os interessados devem comparecer presencialmente aos postos do SINE-RN, localizados na unidade central na Rua Nossa Senhora da Candelária, bairro Candelária, ou nas Centrais do Cidadão.

O atendimento na unidade central ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. Para as Centrais do Cidadão, é necessário consultar os horários específicos de funcionamento. As oportunidades estão sujeitas a alteração. Candidatos podem obter mais informações pelo WhatsApp (84) 9 8140-8390 ou pelo Instagram oficial @sine.rn.

Em Natal e Região Metropolitana, são 10 vagas disponíveis, entre elas:

Armador de ferros (2 vagas) — exige experiência de 6 meses, CNH necessária

Empregado doméstico nos serviços gerais (2 vagas) — ensino fundamental completo e 6 meses de experiência

Costureira de reparação de roupas (1 vaga) — ensino fundamental completo e 6 meses de experiência

Ajudante de carga e descarga (3 vagas) — ensino fundamental completo e 6 meses de experiência em carteira

Soldador (1 vaga) — ensino fundamental completo e 6 meses de experiência

Técnico em segurança do trabalho (1 vaga) — ensino médio completo, CNH necessária e 6 meses de experiência em carteira

Sanitarista (1 vaga) — ensino superior incompleto (a partir do 4º período) em Saúde Coletiva, Gestão Hospitalar ou Gestão de Políticas Públicas

Em Mossoró e Região, há 27 vagas, com destaque para:

Auxiliar de logística (2 vagas) — sem exigência de experiência

Oficial de serviços gerais na manutenção de edificações (11 vagas, sendo 10 sem experiência e 1 com 6 meses de experiência)

Atendente de lanchonete (2 vagas) — ensino médio completo e 6 meses de experiência em carteira

Auxiliar de expedição (2 vagas) — ensino médio completo e 6 meses de experiência em carteira

Auxiliar de linha de produção (3 vagas) — ensino médio completo e 6 meses de experiência em carteira

Desenhista industrial gráfico (3 vagas) — ensino médio completo, CNH necessária e 6 meses de experiência em carteira

Estoquista (1 vaga) — ensino médio completo e 6 meses de experiência em carteira

Motorista entregador (1 vaga) — ensino médio completo, CNH necessária e 6 meses de experiência

Operador de caldeira (1 vaga) — ensino médio completo e 6 meses de experiência em carteira

Soldador (1 vaga) — ensino médio completo e 6 meses de experiência em carteira

Em Assú e Região, são 2 vagas:

Leiturista (1 vaga) — exclusiva para pessoas com deficiência, ensino médio completo, experiência de 2 meses e disponibilidade para viagens

Redator de publicidade (1 vaga) — ensino superior completo, CNH necessária (24 meses) e experiência de 6 meses em carteira

 

As vagas estão sujeitas a alteração conforme a disponibilidade do SINE-RN.

Essa publicação é um oferecimento

GRUPO MANGUEIRÃO

Notícias

Reunião no Sebrae/RN alinha preparativos para a 4ª Agropec de Jandaíra

14/07/2025


Na manhã desta terça-feira, 8 de julho, foi realizada uma reunião no Sebrae/RN, em Natal, com o objetivo de alinhar os preparativos da 4ª Agropec – principal evento agropecuário de Jandaíra e de toda a região do Mato Grande Potiguar. A edição 2025 do evento está marcada para os dias 15 e 16 de agosto, no município de Jandaíra/RN.

Participaram do encontro João Hélio Cavalcanti, diretor técnico do Sebrae/RN; Reginaldo Viturino, prefeito de Jandaíra; Mona Nóbrega, gerente da Unidade de Desenvolvimento Rural (UDR) do Sebrae; Marcelo Medeiros, analista técnico do Sebrae; e Pedrita Bezerra, representando a Secretaria de Agricultura, da Pecuária e da Pesca do Rio Grande do Norte (Sape/RN).

Além dessas lideranças, o momento contou ainda com a presença de outros parceiros e colaboradores que desempenham papéis fundamentais na construção e execução do evento, reforçando o compromisso conjunto com o fortalecimento da agropecuária na região.

O Sebrae reafirmou seu apoio institucional à Agropec, contribuindo com ações voltadas ao desenvolvimento rural, à geração de negócios e ao fortalecimento da agricultura familiar e da pecuária local.

 

Consolidada como uma vitrine para o agronegócio potiguar, a Agropec movimenta produtores, empreendedores, técnicos e gestores públicos, promovendo trocas de conhecimento, oportunidades comerciais e o desenvolvimento econômico do território do Mato Grande.

Assis Silva

Essa publicação é um oferecimento

CANTINHO DO AÇAI

Notícias

Motoristas de ônibus intermunicipais aprovam indicativo de greve no RN

14/07/2025


Foto: Reprodução

Os trabalhadores do transporte de passageiros intermunicipais no Rio Grande do Norte aprovaram um indicativo de greve. O edital de greve foi publicado no último sábado (12), e o movimento paredista já pode começar a partir desta terça-feira (15), caso não haja entendimento entre motoristas e empresários do setor. Apesar disso, o Sindicato dos Rodoviários do RN (Sintro/RN) não indicou data para deflagração do início da greve.

Conforme o edital, o cancelamento da greve depende do aceite do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do RN (Setrans) sobre o dissídio econômico da categoria e cláusulas sociais da negociação da data-base 2025/2026. Segundo o diretor-executivo do Sintro, Gilvan Silva, as reinvindicações são semelhantes às que foram acordadas com os motoristas do transporte público de Natal, no início do mês passado.

“Já tem uns cinco anos que tem essa paridade com Natal. Mas neste ano eles não estão querendo”, afirmou Gilvan Silva. Ele afirmou que as partes tiveram uma reunião na última sexta-feira (11), mas sem acordo. “Estamos abertos ao diálogo, essa conscientização por parte deles, para evitar esse transtorno”, disse o diretor do Sintro.

De acordo com ele, a greve afetaria o sistema de transporte intermunicipal no estado como um todo, desde os ônibus que fazem itinerário entre cidades da Grande Natal, como também no interior.

 

Tribuna do Norte

Essa publicação é um oferecimento

ZARPELLON RESTAURANTE

Notícias

Cães de busca do Corpo de Bombeiros ajudam a localizar idoso desaparecido no RN

14/07/2025


Foto: Divulgação

Na tarde deste domingo (13), o Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte (CBMRN) foi acionado para atender uma ocorrência de busca e resgate de um idoso de 83 anos, desaparecido na zona rural do município de São Tomé.

Diante da urgência da situação, a Guarnição de Busca e Salvamento com Cães (Canil do CBMRN) foi mobilizada de imediato. Ao chegar ao local, a equipe coletou peças de roupas da vítima para auxiliar no faro dos cães e dar início às buscas com precisão e agilidade.

Durante a operação, informações repassadas por populares indicaram uma possível localização da vítima em um sítio da região. As Guarnições de Bombeiros Militares (GUs BMs) e da Polícia Militar (GU PM) se deslocaram rapidamente até o local informado, onde foi possível localizar o idoso, que estava a aproximadamente 16 quilômetros de sua residência.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado para prestar os primeiros socorros. A vítima apresentava sinais de desorientação, desidratação e fome, mas foi estabilizada no local e encaminhada com segurança para atendimento médico.

 

Após o resgate, a vítima foi devidamente assistida. A atuação rápida e precisa das equipes, com destaque para o Canil do CBMRN, foi essencial para o sucesso da missão e reforça a importância dos cães de busca em operações de resgate no estado.

Essa publicação é um oferecimento

CALIFORNIA GASTROBAR - PETISCARIA E AÇAITERIA

Notícias

Lei obriga empresas de aplicativo a fornecer equipamentos de segurança a entregadores no RN

13/07/2025


Empresas de entrega por aplicativo deverão disponibilizar gratuitamente capacete, uniforme com identificação e kit de higiene aos entregadores - Foto: Marcello Casal / Agência Brasil

Nova norma estadual também proíbe bloqueio sem justificativa e garante direito à ampla defesa dos profissionais

Empresas que atuam com entrega por aplicativo no Rio Grande do Norte estão obrigadas, por lei, a fornecer gratuitamente equipamentos de segurança aos entregadores. A determinação está na Lei nº 12.239, sancionada pelo governo estadual.

A norma define entregador como “o prestador de serviço, pessoa física, que realiza operações de entrega em domicílio denominada ‘delivery’ aos consumidores finais em todo o Rio Grande do Norte”.

Segundo o texto, as empresas que intermediam o serviço entre estabelecimentos e consumidores devem implementar medidas para garantir segurança mínima aos entregadores envolvidos diretamente nas entregas.

Entre os itens que devem ser disponibilizados estão: mochilas térmicas com o nome e logotipo da empresa; vestuário com identificação do entregador, tipo sanguíneo e fator RH, conforme normas do Conselho Nacional de Trânsito (Contran); e capacete, quando o profissional não possuir o equipamento. A substituição dos itens deve ser feita periodicamente, em caso de desgaste pelo uso.

As empresas também devem fornecer materiais para reduzir os riscos de doenças contagiosas, como kit de higienização das mãos com água e sabão ou álcool gel 70%, toalhas de papel e máscaras faciais em quantidade suficiente para uso semanal, conforme normativa da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O artigo 4º da lei determina que empresas de aplicativo não poderão bloquear ou desativar o cadastro do entregador sem apresentar previamente o motivo e garantir o direito à ampla defesa e contraditório. Também é proibida a cláusula de exclusividade que impeça o profissional de atuar com outras plataformas ou estabelecimentos.

O bloqueio por esse motivo pode resultar em multas que variam de 10 a 1.000 UFIR, além da cassação da licença de funcionamento.

A legislação ainda exige que as empresas mantenham canais de comunicação para que o entregador apresente recursos contra o bloqueio ou desativação do cadastro. A análise deve ser respondida em até 15 dias.

 

Bloqueios cautelares estão autorizados apenas em casos de denúncias por crimes hediondos, com uso de violência ou grave ameaça, injúria racial e racismo, incluindo discriminação por orientação sexual e identidade de gênero, e devem ser mantidos somente até a conclusão da apuração.

Essa publicação é um oferecimento

TOWN FOR MAN

Notícias

Mega-Sena acumula e prêmio vai para R$ 46 milhões

13/07/2025


Mega-Sena acumula e prêmio vai para R$ 46 milhões - Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

Números sorteados foram: 14 - 29 - 30 - 50 - 53 - 57

Nenhum apostador acertou as seis dezenas do concurso 2.887 da Mega-Sena, realizado neste sábado (12). O prêmio acumulou e está estimado em R$ 46 milhões para o próximo sorteio.Mega-Sena acumula e prêmio vai para R$ 46 milhões - Agora RNMega-Sena acumula e prêmio vai para R$ 46 milhões - Agora RN

39 apostas acertaram as cinco dezenas e irão receber R$ 96.688,72 cada.

3.189 apostas acertaram quatro dezenas e irão receber 1.689,22 cada

Apostas

Para o próximo concurso, as apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília) de terça-feira (15), em qualquer lotérica do país ou pela internet, no site ou aplicativo da Caixa.

 

A aposta simples, com seis dezenas, custa R$ 6.

Essa publicação é um oferecimento

SAMIR BARBER - CABELO E BARBA

Notícias

Redinha, Praia do Forte e Areia Preta: veja trechos impróprios para banho nesta semana na Grande Natal

13/07/2025


Foto: Anadelly Fernandes/ARQUIVO

Seis trechos da Grande Natal foram considerados impróprios para banho neste fim de semana – 12 e 13 de julho – segundo o último boletim de balneabilidade do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema).

Os pontos são considerados como impróprios até a a próxima quinta-feira (17), já que o próximo boletim semanal divulgado pelo Idema está para a sexta (18).

Os trechos em questão são:

Foz do Rio Pirangi, em Nísia Floresta;

Rio Pirangi (Ponte Nova), em Parnamirim;

Rio Pirangi Pium (Balneário Pium), em Parnamirim;

Escadaria de Mãe Luiza (Areia Preta), em Natal;

Praia do Forte, em Natal;

Redinha (Rio Potengi), em Natal.

O Idema analisou 33 pontos de banho na Grande Natal, entre praias, rios e lagoas. Os trechos analisados ficam em Natal, Parnamirim, Nísia Floresta e Extremoz.

Como é feita a análise?

Segundo o Idema, para ser feita a avaliação é analisada a quantidade de coliformes termotolerantes – também chamados de fecais – encontrada nas águas. A classificação segue normas estabelecidas no Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).

Os pesquisadores usam os resultados de cinco semanas consecutivas, para avaliar se o trecho está impróprio ou não. Se dois ou mais desses resultados possuírem mais de mil coliformes fecais por 100 ml de água, a praia é classificada como imprópria.

O estudo, que faz parte do Programa Azul, é uma parceria entre o Idema, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) e a Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN).

 

g1-RN

Essa publicação é um oferecimento

FELIPE CEL - CELULARES E ACESSÓRIOS

Notícias

Cabaré em Fortaleza cobrou tarifa de Trump de turista americano? Entenda

11/07/2025


Imagem de um recibo do estabelecimento aplica mesmo percentual anunciado pelo presidente dos EUA em produtos brasileiros

Como de costume, o brasileiro não perde tempo quando o assunto é criar memes e zombar da própria tragédia, e com o tarifaço de Trump não seria diferente. Circula nas redes sociais o recibo de um cabaré de Fortaleza (CE) que teria cobrado uma taxa de 50% de um cliente norte-americano em resposta à sobretaxa anunciada pelo presidente dos EUA, Donald Trump, sobre produtos brasileiros importados pelos Estados Unidos.

A foto que circula na web é de uma suposta nota fiscal e mostra o adicional a ser pago pelo cliente com a seguinte observação: “Tarifa do Trump +50% – cliente americano”.

A possível brincadeira ganhou tanta repercussão que se tornou um dos assuntos mais comentados do X nesta quinta-feira (10). Não há indício de que o estabelecimento exista ou que realmente tenha cobrado a taxa, mas na web diversos internautas aprovaram a atitude e fizeram piada com a situação.

A viralização do recibo ocorre em meio ao impasse diplomático entre Brasil e EUA após o anúncio da medida por Trump. O episódio aconteceu na quarta-feira (09) e ganhou repercussão em todo o mundo.

O percentual aplicado no suposto recibo do cabaré cearense é idêntico ao valor da sobretaxa anunciada para as importações brasileiras.

Em entrevista ao Jornal Nacional na quinta-feira (10), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva declarou que, caso as tarifas americanas entrem em vigor a partir de 1º de agosto, o Brasil poderá recorrer à Organização Mundial do Comércio. O presidente brasileiro também mencionou a possibilidade de aplicar a Lei da Reciprocidade contra os Estados Unidos.

 

O caso do recibo reacendeu nas redes sociais o debate sobre os possíveis impactos da medida protecionista na economia brasileira.

Essa publicação é um oferecimento

KAIO CLIMATIZAÇÃO

Notícias

Natal é a cidade brasileira que mais choveu em junho, diz INMET

11/07/2025


Durante o mês de junho de 2025, os maiores acumulados de chuva foramregistrados no leste da região Nordeste, centro-norte da Região Norte, e no sul do Brasil, com totais superiores a 150 mm. Esse comportamento contribuiu para a manutenção da umidade do solo nessas áreas. No país, a cidade que mais choveu no período foi Natal, com um acumulado de mais de 476 milímetros de precipitação.As informações constam no Boletim Agroclimatológico do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).

Na Região Nordeste, os maiores acumulados de precipitação foramobservados no litoral leste, com volumes superiores a 200 mm, destacando-se as capitais de Natal (RN) com 476,4 mm, e Maceió (AL) com 458,2mm.

Esse cenário manteve a umidade do solo em níveis adequados para o feijão e o milho terceira safra. Em contrapartida, o interior do Nordeste, especialmente no Piauí, Bahia, Ceará e porções centrais de Pernambuco, apresentou valores inferiores a 70 mm, com armazenamento de água no solo abaixo de 20% em algumas áreas, o que pode implicar na restrição do crescimento das lavouras e aumento do risco de perdas em regiões não irrigadas.

Na Região Norte, os maiores volumes de chuva concentraram-se no noroestedo Amazonas, Roraima e Amapá, com destaque para as estações meteorológicas de Oiapoque (AP) com 375,2 mm e Macapá (AP) com 372,8 mm. Por outro lado, o centrosul do Pará, sul do Amazonas, Acre e oeste de Rondônia registraram volumes inferiores a 100 mm, enquanto no leste de Rondônia, sudeste do Pará e Tocantins, os acumulados ficaram abaixo de 50 mm, indicando o avanço da estação seca na região.

Embora as condições de umidade do solo ainda sejam satisfatórias para o milho segunda safra, áreas do Tocantins já apresentam restrição hídrica localizada, o que pode comprometer a produtividade, principalmente em lavouras em fase de enchimento de grãos.

No Centro-Oeste, os acumulados de chuva permaneceram abaixo de 80 mmna maior parte da região, com exceção do sul do Mato Grosso do Sul, ondelocalidades como Sete Quedas (MS) e São Gabriel do Oeste (MS) registraram valores de 157,4 mm e 90,8 mm, respectivamente.

Nas demais áreas, especialmente na região central de Goiás, o baixo volume de chuvas e os níveis de água no solo abaixo de 20% podem prejudicar a produtividade do milho de segunda safra, principalmente nas lavouras em fase de enchimento de grãos. No entanto, as lavouras em maturação mantêm boas condições fisiológicas.

Na Região Sudeste, os volumes de chuva foram inferiores a 50 mm, comexceção do sul de São Paulo, onde os acumulados ultrapassaram os 100 mm.Destacam-se as localidades de Iguape (SP) com 184,0 mm e Itapeva (SP) com 172,4 mm.

No interior de Minas Gerais e norte de São Paulo, os volumes foram inferiores a 30 mm. A redução da umidade do solo, especialmenteno centro-norte de Minas Gerais, pode afetar negativamente o desenvolvimento das lavouras de milho segunda safra e trigo de sequeiro. Contudo, para culturas em fase final de colheita, como cana-de-açúcar e café, a menor ocorrência de chuvas favorece o andamento das atividades agrícolas.

Na Região Sul, a distribuição de chuvas foi satisfatória em toda a região, com totais superiores a 150 mm no sul do Paraná e Santa Catarina, e acumulados acima de 300 mm nas áreas central e nordeste do Rio Grande do Sul. Em Serafina Corrêa (RS) e Santa Maria (RS), por exemplo, choveu um total de 462,6 mm e 424,6 mm, respectivamente.

Essas condições garantiram níveis elevados de umidade no solo, favorecendo o desenvolvimento do milho de segunda safra no Paraná, bem como a semeadura e a emergência do trigo de inverno no Paraná e Rio Grande do Sul. Todavia, o excesso de chuvas pode comprometer parcialmente o ritmo de colheita do feijão de terceira safra, elevando o risco de perdas por deterioração de vagens e grãos.

 

BNews Natal

Essa publicação é um oferecimento

CANTINHO DO AÇAI

Notícias

Mossoró promove vacinação em festa de padroeira e aniversário de rádio nesta sexta e sábado

11/07/2025


Coordenação de Imunizações do município realizará a atualização do esquema vacinal da população - Foto: Arquivo Secom/PMM

Iniciativa integra plano de aumento da cobertura vacinal no município

A Prefeitura de Mossoró segue com estratégias para ampliação da cobertura vacinal no município. Diante disso, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) levará a vacinação para a Festa de padroeira de Nossa Senhora do Carmo e também durante a celebração do aniversário da Rádio Libertadora. 

Na sexta-feira 11 e no sábado 12, a vacinação será ofertada durante o evento comemorativo dos 12 anos da Rádio Libertadora, que será realizado na Assembleia de Deus – Templo Sede, na avenida Jerônimo Dix-neuf Rosado (Leste-Oeste). O serviço ficará disponível ao público das 19h às 21h30, durante os dois dias.

Já no sábado 12, a comunidade Nossa Senhora do Carmo, no conjunto Nova Mossoró, também receberá equipes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) com oferta de imunização, durante a celebração da festa da padroeira. O ponto extra funcionará a partir das 18h30, na avenida das Palmeiras III, n° 842.

A Coordenação de Imunizações do município realizará a atualização do esquema vacinal da população que buscar o serviço, com destaque para a vacina da Influenza, liberada para todos acima dos seis meses de vida. Além disso, há disponível o imunizante contra HPV, buscando o público ainda não vacinado, na faixa etária dos 9 aos 19 anos.

 

Outras vacinas que compõem o calendário de rotina e estratégia especial também serão ofertadas. “É importante que as pessoas se conscientizem sobre a importância da vacinação para manutenção da saúde de todos. A vacina é uma forma eficaz para proteção contra doenças e seus agravos”, explicou Etevaldo de Lima, coordenador de Imunizações do município.

Essa publicação é um oferecimento

ESSENCE CLINIC

Notícias

Jovem de 21 anos morre ao perder controle de moto e bater em árvore na Rota do Sol

11/07/2025


Foto: Vinicius Marinho

Um jovem de 21 anos morreu na manhã desta sexta-feira (11) após perder o controle da moto que pilotava e bater em uma palmeira no canteiro central da Rota do Sol, em Parnamirim, na Grande Natal.

Testemunhas informaram à polícia que outra pessoa estava na moto, foi socorrida e levada a uma unidade de saúde.

O acidente aconteceu na região de Pium, na região litorânea de Parnamirim, no início da manhã. A moto seguia no sentido Pium-Natal, quando o piloto perdeu o controle e bateu em uma palmeira que fica no canteiro central da rodovia.

Segundo a Polícia Civil, um vídeo foi entregue às autoridades, a fim de auxiliar nas investigações.

“A imagem denota que foi um acidente causado pelo próprio condutor. Talvez um deslize já que o tempo está chuvoso, tem muita água na pista. Não dá para ver se teria uma pedra que tinha na pista, algo do tipo”, disse o delegado Verilton Barbosa, que atendeu a ocorrência.

O delegado ainda informou que solicitou aos familiares da vítima que orientassem a outra pessoa que estava na moto a procurar a delegacia para prestar depoimento.

G1RN

Essa publicação é um oferecimento

MR MOTO PEÇAS - SERVIÇOS EM GERAL

Notícias

Brasileiros perdoam mais traições que média global, aponta pesquisa

05/07/2025


Foto: iStock

Uma pesquisa realizada pela plataforma Ashley Madison, um site de namoro para pessoas comprometidas, em parceria com a YouGov, empresa de pesquisa de mercado, mostra que 43% dos brasileiros perdoariam um parceiro após uma traição. O levantamento, divulgado recentemente, indica que este percentual é superior à média mundial de 34%.

Os dados revelam diferenças significativas entre homens e mulheres no Brasil quando o assunto é infidelidade. Cerca de 32% dos homens brasileiros admitem já terem sido infiéis em algum relacionamento, enquanto entre as mulheres esse número é de 23%.

As mulheres brasileiras demonstram maior disposição para perdoar traições. O estudo aponta que 46% delas dariam uma segunda chance ao parceiro infiel, comparado a 40% dos homens brasileiros que fariam o mesmo.

Os motivos que levam à infidelidade variam entre os gêneros no Brasil. Homens frequentemente citam o desejo de “experimentar algo novo” como principal razão para buscar relacionamentos extraconjugais. Já as mulheres apontam a falta de atenção e carinho como fatores determinantes.

Aproximadamente 20% dos brasileiros acreditam que a infidelidade pode, paradoxalmente, trazer efeitos positivos para o relacionamento principal. Estes entrevistados consideram que um caso extraconjugal pode renovar o interesse pelo parceiro original.

Em escala global, 29% das pessoas em relacionamentos monogâmicos confessam terem sido infiéis. Entre as justificativas mais comuns estão a insatisfação sexual, busca por novas experiências e falta de conexão emocional com o parceiro atual.

Entre os usuários da plataforma Ashley Madison, 63% relataram que a infidelidade impactou positivamente suas vidas, contribuindo para maior satisfação emocional e sexual, inclusive, com seus parceiros oficiais.

O estudo também analisou a influência da cultura pop na percepção sobre infidelidade. Séries como “Big Little Lies” e “The Affair” contribuem para novas perspectivas sobre monogamia. Quase 50% dos entrevistados acreditam que as representações na mídia exageram nos aspectos negativos, enquanto apenas 12% as consideram realistas.

A pesquisa identificou uma transformação no protagonismo feminino nas decisões sobre relacionamentos. A Dra. Tammy Nelson, especialista no tema, explica que “as mulheres modernas estão menos dispostas a aceitar insatisfação sexual e emocional, sendo mais independentes na busca por satisfação pessoal. Elas estão desafiando normas tradicionais de relacionamento e considerando parceiros alternativos como uma forma de preencher lacunas em suas vidas amorosas”.

Os dados apontam, ainda, benefícios indiretos da infidelidade para alguns relacionamentos. Cerca de 21% dos participantes afirmaram que conexões extraconjugais os ajudaram a valorizar mais seus parceiros originais. Outros 18% relataram que se tornaram mais abertos sobre suas necessidades emocionais, inclusive, após experiências de infidelidade.

O estudo menciona, também, o papel da tecnologia no aumento dos casos de infidelidade, facilitando conexões discretas. As tensões provocadas pela pandemia de COVID-19 e uma abordagem contemporânea mais aberta em relação à monogamia tradicional também são fatores relevantes mencionados no estudo.

Os dados foram coletados entre 2019 e 2024, com amostras variando de 1.090 a 17.096 adultos em dez países, incluindo Brasil, Estados Unidos, Alemanha e México. As pesquisas foram realizadas online, com dados ponderados para representar a população adulta com 18 anos ou mais nos respectivos países.

 

O Tempo

Essa publicação é um oferecimento

LIRA BATERIAS

Notícias

DENÚNCIA: Falta de gestão do governo leva obstetrícia do RN ao colapso

04/07/2025


Foto: MEJC/UFRN

A principal maternidade de alto risco do estado, a Maternidade Escola Januário Cicco (MEJC), enfrenta um cenário alarmante: nesta semana, a unidade operava com 140% de lotação, chegando até a 150%. O estado não consegue dar conta do serviço, causando este colapso; além dos pacientes que chegam de outros municípios.

A maternidade está superlotada, com pacientes internadas em corredores, mesmo com indicação de cesárea. Essas gestantes aguardam vaga na UTI neonatal. Além disso, recém-nascidos com quadros graves continuam ocupando salas de cirurgia, sem poder ser transferidos, devido à falta de vagas nas unidades neonatais de terapia intensiva.

 

O cenário de colapso não se limita ao MEJC. Outras unidades hospitalares do estado enfrentam dificuldades,  como a Maternidade Mariano Coelho, em Currais Novos, a Maternidade Araken, em Natal e o Hospital Ana Bezerra, em Santa Cruz, que funcionou no sábado com apenas um obstetra de plantão, número abaixo do necessário para a realização de procedimentos cirúrgicos com segurança.

Essa publicação é um oferecimento

MR MOTO PEÇAS - SERVIÇOS EM GERAL

Notícias

Acidente em adutora: Trabalhador cai de 6 metros em Currais Novos

04/07/2025


Foto: Reprodução

Um trabalhador de 30 anos ficou ferido após cair de aproximadamente 6 metros de altura dentro de uma caixa elevatória de uma adutora. O acidente ocorreu nas margens da rodovia que liga Currais Novos a São Vicente, no Seridó Potiguar.

Devido ao espaço confinado e à dificuldade de acesso, o Corpo de Bombeiros precisou montar um sistema multiplicador de força para resgatar a vítima. O homem apresentava fortes dores nas pernas e suspeita de fraturas nos membros inferiores.

Após o resgate e os primeiros socorros, ele foi encaminhado ao Hospital Regional Mariano Coelho, em Currais Novos, onde permanece sob cuidados médicos.

 

96 FM

Essa publicação é um oferecimento

LIRA BATERIAS

Notícias

Brasil STF homologa acordo para devolução de descontos indevidos do INSS

03/07/2025


Foto: Luis Nova/Especial Metrópoles

O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), homologou nesta quinta-feira (3/7) o acordo que prevê devolução integral e imediata dos valores dos descontos fraudulentos dos aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Os valores serão ressarcidos na folha de pagamento, sem a necessidade de ação judicial.

O acordo validado por Toffoli foi pactuado pela Advocacia-Geral da União (AGU), Ministério da Previdência Social, INSS, Ministério Público Federal (MPF), Defensoria Pública da União (DPU) e Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (CFOAB). Os termos do acordo firmado entre os órgãos incluem um plano detalhado de como será a dinâmica de devolução para as pessoas que foram lesadas.

Pela decisão de Toffoli, os valores para ressarcimento dos beneficiários que ficarão de fora da contabilidade fiscal do governo para fins de cumprimento da meta fiscal. A medida é um alívio para a gestão de Fernando Haddad à frente do Ministério da Fazenda. O governo federal faz um esforço para tentar cumprir a meta fiscal deste ano de déficit zero.

“Essa mesma razão justifica que os valores a serem utilizados para reposição imediata, na via administrativa, do patrimônio dos beneficiários da Previdência Social que foram vítimas das fraudes com descontos não autorizados, acordada nestes autos, sejam excepcionados do cálculo para fins do limite” do arcabouço fiscal, escreveu Toffoli.

O acordo foi realizado no âmbito da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) nº 1236, que tramitava na Corte. Os termos do acordo foram definidos durante uma reunião realizada em 24 de junho deste ano. Com a homologação do acordo, Toffoli determinou a suspensão de todas as ações que estão em andamento e abordam o tema do ressarcimento dos descontos indevidos dos aposentados e pensionistas.

Ao homologar o acordo, o ministro do STF manteve a suspensão da prescrição para a entrada com ações indenizatórias até que a ADPF seja concluída. “Com essa medida, tutelam-se os interesses dos aposentados e pensionistas e evita-se a grande onda de judicialização que já se faz presente em todo país”, ressaltou.

 

Metrópoles

Essa publicação é um oferecimento

CANTINHO DO AÇAI

Notícias

Adolescente esfaqueada por ex-namorado em Natal passou por procedimento cirúrgico e segue internada

03/07/2025

Outros dois adolescentes que também ficaram feridos durante a ocorrência já receberam alta hospitalar

A adolescente de 16 anos esfaqueada pelo ex-namorado na tarde da última quarta-feira 2, no bairro das Rocas, Zona Leste de Natal, passou por um procedimento cirúrgico nesta quinta-feira 3 e permanece internada no Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel. Segundo informações da unidade, a jovem deu entrada em estado grave. Familiares acompanham a vítima durante o internamento.

Outros dois adolescentes que também ficaram feridos durante a ocorrência já receberam alta hospitalar.

Já o jovem suspeito de cometer o ataque foi atendido no hospital e, após liberação médica ainda na quarta-feira, encaminhado à Central de Flagrantes da Polícia Civil. Em seguida, foi levado a um centro socioeducativo, onde ficará à disposição da Justiça.

Relembre o caso

Um adolescente de 16 anos esfaqueou a ex-namorada e outros dois estudantes na tarde desta quarta-feira 2 no bairro das Rocas, na Zona Leste de Natal. Segundo a Polícia Militar, as vítimas são alunos do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN).

A motivação ainda está sendo investigada, mas, de acordo com a corporação, pode estar relacionada ao término do relacionamento entre o autor e a ex-namorada.

Equipes do 1º Batalhão da PM foram acionadas para atender a ocorrência. Segundo o tenente responsável pela unidade, os quatro jovens estavam juntos quando o adolescente iniciou o ataque contra a ex-namorada e um casal de estudantes.

 

De acordo com a PM, o autor usou um punhal para ferir as vítimas. A ex-namorada teve ferimentos graves na região abdominal. Os outros dois estudantes foram atingidos em outras partes do corpo.

Essa publicação é um oferecimento

KAIO CLIMATIZAÇÃO

Notícias

Preços das apostas das Loterias Caixa aumentam a partir de 9 de julho

03/07/2025


As apostas das Loterias Caixa aumentam a partir de 9 de julho. O reajuste atinge as modalidades Dupla Sena, Quina, Lotofácil, Mega-Sena, Loteca e Super Sete.

De acordo com a Caixa, o reajuste busca ampliar premiações e fortalecer repasses sociais, contribuindo para o desenvolvimento do país.

 

“A atualização tem como objetivo manter a sustentabilidade das modalidades, ampliar os valores das premiações e aumentar os repasses sociais que beneficiam milhões de brasileiros”, informa o banco, em comunicado.

Essa publicação é um oferecimento

MR MOTO PEÇAS - SERVIÇOS EM GERAL

Notícias

Violência doméstica Após briga por cuscuz queimado, homem é condenado por agredir companheira no RN

02/07/2025


Vítima foi agredida com chutes e golpes de mangueira após discussão motivada por cuscuz queimado, segundo a denúncia. | Foto: Reprodução

Agressões ocorreram em via pública e dentro de casa; Justiça fixou pena de 1 ano e 6 meses por lesão corporal em contexto de violência doméstica

Um homem foi condenado a um ano e 6 meses de prisão por agredir fisicamente sua companheira após uma discussão provocada pelo fato de o cuscuz ter queimado. O caso ocorreu em novembro de 2022, no município de São Pedro, no interior do Rio Grande do Norte, e a sentença foi proferida pela Vara Única da Comarca de São Paulo do Potengi.

De acordo com os autos, as agressões aconteceram em dois momentos distintos no mesmo dia. Pela manhã, após a briga iniciada por causa do cuscuz queimado, o homem desferiu chutes na perna da vítima dentro da residência do casal. No período da tarde, voltou a agredi-la, dessa vez em via pública, utilizando uma mangueira, causando lesões nos braços, rosto, costas e pernas da companheira.

O laudo médico confirmou as lesões, e imagens e depoimentos colhidos em juízo reforçaram as provas contra o réu. A vítima relatou os dois episódios de violência e teve seu relato confirmado por uma testemunha que presenciou as agressões na rua. O acusado alegou legítima defesa, mas a tese foi rejeitada pelo juízo diante do conjunto probatório.

 

O réu foi condenado por dois crimes de lesão corporal qualificada, praticados no contexto de violência doméstica e familiar contra a mulher. A pena será cumprida em regime inicial aberto.

Essa publicação é um oferecimento

KAIO CLIMATIZAÇÃO

Notícias

Comissão da Câmara aprova projeto que prevê castração química para liberdade condicional de estuprador

02/07/2025


Foto: Depositphotos

A CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara aprovou nesta terça-feira (2) projeto que condiciona a liberdade condicional de condenados por estupro à submissão voluntária à castração química. O texto segue para o plenário.

O texto estabelece que, para ter direito ao livramento condicional, a pessoa condenada por estupro deverá aceitar, de forma voluntária, passar por um tratamento químico-hormonal que reduziria o desejo sexual e a libido.

O projeto de lei ainda propõe o aumento das penas para crimes sexuais, como estupro e estupro de vulnerável. No caso de estupro, a pena máxima sobe de 10 para 20 anos de reclusão, e a pena em caso de lesão grave passa de 12 para 22 anos.

Já no estupro de vulnerável, a pena base, hoje de até 15 anos, poderá chegar a 20 anos. A proposta também altera a punição para a violação sexual mediante fraude, elevando a pena máxima de 6 para 8 anos.

Outra mudança é a criação de um agravante específico para o crime de importunação sexual contra crianças e adolescentes, com aumento de metade da pena.

Segundo o relator, deputado Capitão Alberto Neto (PL-AM), as proposições se mostram oportunas e convenientes, na medida em que aumentam a proteção às vítimas de crimes contra a dignidade sexual.

Ele argumenta que a castração química já é adotada em países como Estados Unidos e Reino Unido, é indolor e voluntária, e não configura violação à dignidade humana. A proposta também justifica essa exigência com base na alta taxa de reincidência desses crimes.

O deputado Rubens Pereira Júnior (PT-MA) criticou a proposta, classificando-a como inconstitucional e comparando a medida a práticas adotadas na Idade Média.

“Aumento de penas, nós concordamos —as penas, de fato, são baixas para crimes tão odiosos. Mas aquilo que não está em consonância com a Constituição Federal, é perda de tempo o Legislativo votar. É populismo penal. É jogar para a plateia, sabendo que será considerado inconstitucional pelo STF [Supremo Tribunal Federal].”

Folhapress

 

 

Essa publicação é um oferecimento

PERFECTTY - DR. ERLON FRANCO

Próxima Última página