Política

Lula e Trump conversam por videoconferência sobre tarifaço nesta segunda 6

06/10/2025


Primeiro contato virtual deve preparar terreno para possível reunião presencial entre os presidentes

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou nesta segunda-feira 6 de uma videoconferência com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, marcada para as 10h30, segundo informações obtidas pela TV Globo.

Lula estava no Palácio da Alvorada acompanhado do vice-presidente Geraldo Alckmin e dos ministros Fernando Haddad (Fazenda), Mauro Vieira (Relações Internacionais) e Sidônio Palmeira (Secom).

A possibilidade de um encontro entre os presidentes havia sido anunciada por Trump durante a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, no mês passado. Na ocasião, Trump afirmou que houve boa “química” com Lula, e o presidente brasileiro declarou que “aquilo que parecia impossível deixou de ser impossível e aconteceu” e que “pintou uma química mesmo” entre os dois.

Auxiliares de Lula optaram por um primeiro contato por telefone ou videoconferência antes de viabilizar uma reunião presencial. A conversa permitiria aos presidentes esclarecer dúvidas, identificar pontos de convergência e divergência nas negociações comerciais e estabelecer uma relação de confiança gradual.

 

O encontro ocorre em meio a um tarifaço dos Estados Unidos, que aplicou sobretaxa de 50% a produtos brasileiros.

Essa publicação é um oferecimento

GRUPO MANGUEIRÃO