Insegurança
Mulher atropelada por motociclista é sepultada nesta segunda-feira
15/04/2024
Foto: reprodução
Familiares e amigos se reúnem na manhã desta segunda-feira 15 para o sepultamento de Maria do Socorro Teixeira de Carvalho. A mulher de 61 anos morreu após um acidente ocorrido na tarde de sábado 13. Ela trabalhava como feirante, mas estava aposentada.
O sinistro ocorreu quando a vítima foi atropelada por um homem que praticava manobras arriscadas com a motocicleta, conforme registrado em um vídeo divulgado pelo portal Via Certa.
Após o ocorrido, o indivíduo responsável pelo atropelamento foi detido pela população e posteriormente entregue à polícia. O motociclista, cuja identidade não foi divulgada, recebeu atendimento em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) antes de ser encaminhado à delegacia.
O motociclista foi autuado por “homicídio culposo na direção de veículo automotor”, mas, por a pena máxima ser de 4 anos, ele teve fiança arbitrada em 15 salários mínimos (R$ 21.180). O caso será investigado pela Polícia Civil.
Agora RN
Essa publicação é um oferecimento
Fiscalização de presos com tornozeleiras eletrônicas tem falhas no RN
13/04/2024
Foto: Seap/Divulgação
Política pública implantada no Rio Grande do Norte há quase 10 anos, o regime semiaberto com monitoramento por tornozeleiras eletrônicas ainda possui gargalos a serem superados pelas forças de segurança no Estado, segundo avaliam fontes do judiciário potiguar e especialistas em segurança pública.
Entre as falhas estão questões como fiscalização deficitária, riscos de rompimento e cometimento de novos crimes, comunicação lenta e/ou tardia ao Judiciário para casos de faltas e estrutura para os presos egressos que saem do regime fechado.
Outro fator citado é o fato de que o Estado não dispõe mais de unidades especializadas no regime semiaberto como determina a Lei de Execuções Penais (7.210/1984), com “Colônia Agrícola, Industrial ou Similar destinada ao cumprimento da pena em regime semi-aberto”, segundo o artigo 91.
Atualmente, o regime semiaberto no Rio Grande do Norte é destinado para presos que cumprem pelo menos 16% da pena e obedecem uma série de outros requisitos estabelecidos em lei, como bom comportamento, avaliação psicossocial, entre outros fatores. Em caso de reincidência criminal, essa progressão de regime torna-se mais difícil, mas ainda possível.
O juiz da Vara de Execuções Penais de Natal, Henrique Baltazar dos Santos, concorda que o regime semiaberto com tornozeleiras possui sim gargalos, como a falta de policiais e a eventuais demoras na comunicação por parte da Seap ao Judiciário de faltas, advertências e rompimentos, o que atrasa a regressão do regime.
“Quando há rompimentos, o Estado até que nos comunica, mas não com a rapidez adequada. Há atraso na comunicação, e quando há violações só comunicam quando solicitamos relatórios. O problema é de gestão, o Estado não consegue gerir bem o sistema. O único problema é a falta de equipamento, que é uma questão mais de gestão e não do sistema em si”, opina.
Antes, segundo Baltazar, presos do regime semiaberto no Rio Grande do Norte precisavam ir à unidades como o Complexo Penal João Chaves e a Penitenciária Agrícola Mário Negócio para passarem à noite no presídio, ficando “soltos” durante o dia.
Tornozeleiras
No Estado, são pelo menos 3,3 mil presos no semiaberto “harmonizado”, como chama a Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap).
O uso de tornozeleiras eletrônicas é adotado no Rio Grande do Norte desde 2016 para presos do regime semiaberto. Os detentos são monitorados eletronicamente 24h e precisam cumprir certas regras, como estar em casa das 20h às 5h, não frequentar bares e festas, não portar armas, além de não se envolver em novas ações criminosas.
Com a tornozeleiras, os policiais penais monitoram os detentos, sabendo durante 24 horas a localização exata deles. Segundo a legislação, o rompimento da tornozeleira eletrônica significa transgressão, passível de punição, com o preso podendo regredir ao regime fechado. Além disso, os presos são obrigados a manter o equipamento carregado e funcionando.
A presidente do Sindicato dos Policiais Penais do Rio Grande do Norte (Sindppen-RN), Vilma Batista, até concorda que o monitoramento é uma maneira alternativa de cumprimento de pena, mas elenca dificuldades encontradas pelos policiais penais.
“Para o Estado não é uma economia, pois continua-se pagando o aluguel da tornozeleira. A ideia do monitoramento é até válida, no entanto, não tem eficácia pois monitora-se apenas por onde o preso passou, não sabemos o que ele fez e não inibe o preso de praticar atos criminosos. A cada dia que passa, essas tornozeleiras que eram para ser do sistema SUSP com integração das polícias, eles sequer querem que repassemos as informações em tempo real para as polícias que estão nas ruas em ocorrências. Não é monitorar, é flexibilizar”, comenta.
Recentemente, um memorando da Seap enviado aos policiais penais determinou a suspensão de todos os acessos ao sistema de monitoramento eletrônico. A pasta argumentou no documento que a medida obedece a Resolução 412/2021 do CNJ.
“Conforme deliberado durante a mencionada reunião, essa medida tem por objetivo aplicar as normas em vigor referentes ao acompanhamento da medida de monitoramento eletrônico de indivíduos. De acordo com o artigo 13, § 2º, “o compartilhamento dos dados, inclusive com instituições de segurança pública, dependerá de autorização judicial”. Portanto, o acesso será concedido somente mediante autorização do juízo da execução penal”, cita o memorando.
Seap considera que modelo permite “ressocialização”
A atual secretária adjunta de Administração Penitenciária, Armélie Brennand, defende o semiaberto no atual modelo e alega que o modelo anterior era mais propenso a falhas de cumprimento e cometimento de novos crimes.
O atual diretor da Central de Monitoramento Eletrônico (Ceme), Deivid Matuzalém, diz que a pasta semanalmente promove mutirões de fiscalização em Natal e no interior para checar in loco os monitoramentos.
“Monitoramos 24h todas as pessoas na central. Temos uma tela de violações, e sendo cometida, ela chega para o operador. Essa nova tornozeleira possui tecnologia de emissão sonora e sinal vibratório e luminoso em caso de violação. Há várias violações, como saída de sua área, estar em área que não deveria, descarregamento de dispositivo, rompimento. O fato de estar cometendo um crime não gera um alerta. Isso é tratado depois, em um inquérito, investigação, que pode ser solicitado pela autoridade, para poder colocar a pessoa no local de crime”, explica Deivid Matuzalem, diretor da Central de Monitoramento Eletrônico, vinculada à Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Ceme/Seap).
Nesta semana, a Polícia Penal prendeu na quarta-feira (10), por força de mandados de prisão expedidos, uma mulher e cinco homens monitorados com tornozeleira eletrônica. A ação ocorreu em Caraúbas, Santana dos Matos e na Grande Natal.
Apesar de casos como esses, a secretária Armélie Brennand aponta que o regime semiaberto “harmonizado” é uma possibilidade de reinserção do preso na sociedade.
Segundo a secretária, o índice médio de rompimento de tornozeleiras é de cerca de 1,6%, considerado baixo para Brennand. Sobre presos do semiaberto cometerem crimes, a secretária elenca duas situações: não ter como “controlar” a vontade do preso em cometer delitos e o fato de que o monitoramento permite uma eventual investigação e posterior regressão de regime.
Essa publicação é um oferecimento
João Câmara: Perseguição policial é registrada na tarde desse sábado(13) na rua Francisco Bittencourt
13/04/2024
Ver essa foto no Instagram
Essa publicação é um oferecimento
Chegada do motociclista na delegacia que atropelou e matou uma senhora enquanto empinava a moto
13/04/2024
Ver essa foto no Instagram
Essa publicação é um oferecimento
Motociclista empina moto na João Medeiros Filhos e atropela mulher que vai a óbto no local
13/04/2024
Ver essa foto no Instagram
Essa publicação é um oferecimento
Padre é preso com arma
13/04/2024
Foto: Reprodução
Um padre foi preso sob suspeita de porte ilegal de armas em Campina Grande (PB), após ser parado em uma blitz da Companhia de Policiamento de Trânsito (CPTran).
Segundo informaçõs da TV Paraíba, o padre foi identificado como Diozene Francisco, e estava em um veículo da Diocese de Caruaru (PE).
A defesa do padre afirma que ele é inocente e que as armas são de um amigo com licença para portá-las, que as deixou no carro por engano. Eles garantem que a situação será esclarecida legalmente.
Essa publicação é um oferecimento
Empresária que teve casa invadida por engano em operação disse que policiais foram agressivos e até debocharam da situação: ‘Foi aterrorizante’
13/04/2024
Foto: Reprodução
A empresária que teve a casa invadida por engano durante uma operação disse que os policiais foram agressivos e até debocharam da situação. Tainá Fontenele relata momentos de terror após ter o portão da casa arrombado, ver uma policial com a arma em punho e saber que os filhos estavam atrás dela.
“Foi aterrorizante. Minha filha estava atrás de mim e a policial com a arma em punho. Poderia acontecer uma fatalidade dentro da minha casa”, disse Tainá à TV Anhanguera.
Os policiais chegaram na casa, que fica no setor Parque Industrial Santo Antônio, em Aparecida de Goiânia, por volta das 6h do último dia 11 de março. Segundo os morados, eles não se identificaram e arrombaram o portão. A ação foi registrada pelas câmeras de segurança e filmada pela moradora.
Em nota, a Polícia Civil (PC) informa que a Superintendência de Correições e Disciplina apura os “supostos abusos” cometidos. Além disso, afirma que os mandados de prisão e busca e apreensão foram cumpridos dentro da legalidade, conforme deferimento de ordem judicial.
g1 GO
Essa publicação é um oferecimento
Sites falsos cobram taxas indevidas para inscrição no programa Pé-de-Meia
12/04/2024
Páginas falsas na internet estão cobrando valores indevidos a serem pagos por meio de Pix para inscrição no programa Pé-de-Meia. Não há site para cadastro ou inscrição de estudantes no Pé-de-Meia e nem cobrança de taxa para participar. Essas páginas estão aparecendo em mecanismos de busca e podem ser identificadas por um detalhe que vale a pena prestar atenção. O endereço eletrônico dos sites usados para o golpe possuem domínios do tipo “.com”. Diferentemente de sites oficiais de órgãos do Governo Federal, os quais geralmente utilizam o domínio “.gov.br”.
Para acessar o programa Pé-de-Meia, o estudante basta ter CPF, estar regularmente matriculado no ensino médio das redes públicas, ter?entre?14 e 24?anos?e ser integrante de famílias inscritas no Programa Bolsa Família.?Aqueles que se beneficiam por essa iniciativa do governo federal serão a prioridade nesse início do Pé-de-Meia.
A habilitação do estudante elegível ao Pé-de-Meia será realizada mediante cruzamento das informações de matrícula (transmitidas pelos sistemas de ensino estaduais, distrital e municipais e pelas instituições federais que ofertam o ensino médio) com os dados do Bolsa Família.
Dessa forma, as redes ofertantes deverão?colaborar com?o?MEC?na execução do Pé-de-Meia, por meio de assinatura de termo de compromisso?para?compartilhamento de informações dos?matriculados no ensino médio e, quando for o caso, de seus representantes legais. A cooperação dos sistemas de ensino?possibilitará?o acesso?desses?alunos?ao incentivo financeiro, conforme previsto na Lei?n.?14.818/2024 , que instituiu o?respectivo Programa.
O Ministério da Educação (MEC) iniciou, no final de março, o pagamento do primeiro incentivo financeiro-educacional do Programa Pé-de-Meia , ano-referência 2024: o Incentivo-Matrícula. Para recebê-lo, o estudante não precisa se cadastrar, basta ter CPF, estar regularmente matriculado no ensino médio das redes públicas, ter?entre?14 e 24?anos?e ser integrante de famílias inscritas no Programa Bolsa Família.?Aqueles que se beneficiam por essa iniciativa do governo federal serão a prioridade nesse início do Pé-de-Meia.
Agência Brasil
Essa publicação é um oferecimento
De volta a Mossoró, fugitivo é colocado em isolamento em cela após fazer ameaças: ‘Te pego lá fora’ e ‘taco fuzil’
10/04/2024
PF
A direção da Penitenciária Federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte, determinou a instauração de um processo administrativo contra Rogério da Silva Mendonça pelo suposto cometimento de infrações disciplinares graves. Assim como Deibson Cabral Nascimento, ele foi recapturado após ficar 50 dias foragido da unidade prisional.
De acordo com a portaria, por volta de 22h10m do último sábado, quatro agentes estavam escalados para realizar o procedimento de revista na cela de Mendonça. Na ocasião, o criminoso não teria “acatado a ordem emanada” e simulado que “estava urinando, sem roupas e olhando para trás sorrindo”.
Ao ser repreendido, Mendonça teria proferido “palavras e frases em tom ameaçador, chegando a ameaçar até diretamente”. Segundo os agentes, ele teria dito: “Se eu te pegar lá fora, eu taco fuzil na tua cara” e “Cadê vcs no mato, eu ia encher a cara de tiro”.
Além de xingar os agentes, o criminoso teria também falado: “Eu já perdi a minha liberdade, não tenho mais nada a perder”. Ao ser levado para fora da cela, ele também teria se recusado a sentar.
Nesta segunda-feira, como medida cautelar preventiva da ordem e da disciplina internas, a direção de Mossoró determinou o isolamento preventivo de Mendonça.
“Em tempo, registro que já determinei à Área de Tecnologia da Informação e Comunicação da PFMOS a guarda e manutenção de todos os arquivos audiovisuais referentes ao evento crítico delineado no Comunicado de Ocorrência em apreço”, informou, em ofício, a Walter Nunes da Silva Júnior, juiz corregedor da unidade.
Mendonça e Nascimento escaparam do presídio na madrugada de 14 de fevereiro. Na tarde da última quinta-feira, eles foram localizados pela Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal, na BR-222, em Morada Nova, no Acre. Durante a fuga, eles cruzaram 1.600 quilômetros e passaram por três estados.
O Globo
Essa publicação é um oferecimento
Defesa de fugitivo de Mossoró denuncia agressão dentro da unidade prisional
10/04/2024
Foto: Reprodução
A Justiça Federal abriu uma investigação para apurar se Rogério da Silva Mendonça, um dos fugitivos da Penitenciária Federal de Mossoró, está sendo agredido dentro da unidade. Ele foi recapturado na semana passada, na cidade de Marabá, no Pará, 50 dias após a fuga.
As supostas agressões estão sendo relatadas desde a recaptura, de acordo com a defesa do preso. Por causa disso, os advogados solicitaram na justiça outros exames de corpo de delito para investigar as possíveis lesões. Ele foi encaminhado para o Instituto Técnico-Científico de Perícia do Rio Grande do Norte (Itep-RN) para passar por exames.
“No dia 05 de abril, durante a audiência de apresentação, após a recaptura, Rogério relatou que foi vitima de violência policial, tendo permanecido algumas lesões visiveis e perceptiveis por qualquer um, no seu rosto. Ele relatou que tem sido vítima de violência policial, de abuso de autoridade e de tortura dentro do sistema”, afirmou a advogada Aline Fernandes.
“Rogério nos relatou que tem sido mantido em uma cela sem solário, ou seja, não tem saída para tomar banho de sol, mas também não tem a possibilidade de tomar banho de sol dentro da cela. Ele relatou que seu corpo se encontra com inúmeros hematomas e marcas que não eram existentes quando ele relatou o exame de corpo de delito porque tem sido torturado”, acrescentou a defensora.
O encaminhamento de Rogério para o Itep foi autorizado pelo corregedor do presídio, o juiz federal Walter Nunes. O esquema envolveu um forte aparato policial, com cerca de 20 viaturas. O juiz ainda solicitou as imagens da câmera de segurança do corredor da cela em que o detento está preso.
Rogério da Silva Mendonça e Deibson Cabral Nascimento estão presos na Penitenciária Federal há quase uma semana. A defesa quer que os agentes federais envolvidos nas supostas agressões sejam identificados e punidos. “Foi determinado que a penitenciária, no prazo de três dias, preste esclarecimentos sobre as alegações do custodiado”, completou a advogada Aline Fernandes.
Portal da Tropical
Essa publicação é um oferecimento
Grupo criminoso é investigado por fraude aos Correios; 215 objetos foram retidos em Natal
10/04/2024
Foto: Reprodução
A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quarta-feira (10), a Operação Fake Tags, que investiga a comercialização de etiquetas para postagem de encomendas originadas de contratos fraudados na plataforma Correios Fácil. Os mandados de busca e apreensão foram expedidos pela 9ª Vara da Justiça Federal em Caicó, no Rio Grande do Norte. O prejuízo estimado chega a R$2,7 milhões.
A investigação aponta que o grupo oferecia seus serviços principalmente para pequenos negócios de e-commerce, que eram atraídos por tarifas muito baixas, incompatíveis com os preços praticados no mercado pelos próprios Correios ou outras empresas de logística. Os mandados foram cumpridos nas cidades de Três Lagoas, no Mato Grosso do Sul, e Ipatinga, em Minas Gerais.
No Rio Grande do Norte foi registrado um grande fluxo da fraude por pequenos comerciantes das cidades de Serra Negra do Norte e Caicó, o que chamou a atenção da Área de Segurança Corporativa dos Correios que passou a monitorar a irregularidade. Durante o período foi realizada a retenção de 215 objetos postais no centro de distribuição em Natal, com volume aproximado de 16m³ de mercadorias postadas de forma ilegal.
A colaboração dos Correios e as diligências realizadas pela Polícia Federal durante a investigação permitiram identificar um suspeito em Mato Grosso do Sul, apontado como responsável pela formalização de ao menos três contratos fraudulentos elaborados a partir do uso de dados de empresas inexistentes.
As investigações também apontaram que uma mulher, residente em Minas Gerais, é suspeita de participação no crime e agia intermediando e promovendo a venda das etiquetas para pessoas em diversos pontos do país. No Rio Grande do Norte foram identificados outros dois intermediários que vendiam as etiquetas fraudadas na cidade de Caicó, na região Seridó do Estado.
Os levantamentos também identificaram diversos comerciantes que fizeram uso da fraude para diminuir o custo com frete e remeter seus produtos a clientes de outras partes do país. Com isso, o grupo conseguia colocar mercadorias no fluxo postal e as faturas vinculadas aos contratos não eram pagas, restando prejuízo consolidado para os Correios.
Durante a investigação, a Polícia Federal conseguiu ainda vincular cerca de 69 contratos fraudados ao grupo investigado, os quais geraram um prejuízo para os Correios que supera a ordem dos R$ 2,7 milhões.
Os investigados responderão pelo crime de estelionato qualificado, informou a Polícia Federal. A pena máxima pode ultrapassar seis anos de reclusão, além de multa.
Tribuna do Norte
Essa publicação é um oferecimento
Padre de Ceará-Mirim é golpeado com facão e quase perde os dedos em assalto após a missa
08/04/2024
Foto: Reprodução
O Padre Bianor, pároco da antiga Catedral de Natal, viveu momentos de terror na noite deste domingo (7), em Ceará-Mirim na Grande Natal, ao ser assaltado e agredido com um facão.
De acordo com o Blog do Gustavo Negreiros, o Padre Bianor celebrou uma missa numa capela em Ceará-Mirim. Depois, teve um jantar com fieis e, no retorno para Natal, por volta das 21h30, se aproximando de Massaranduba, levou uma fechada e o condutor do outro veículo desceu anunciando o assalto.
O suspeito, que estava armado com um facão, fez o padre descer do carro e ficar deitado. O criminoso levou celular, dinheiro e itens pessoais do padre.
Ainda de acordo com o Blog do Gustavo Negreiros, ao tentar se levantar, o padre foi golpeado na mão com o facão. Em determinado momento, alguns carros passaram pelo local, e o criminoso se assustou e fugiu para uma área de mata.
O padre dirigiu até a casa da irmã, onde foi socorrido e levado para o hospital, onde passa por cirurgia para não perder os dedos.
Essa publicação é um oferecimento
Cadáver é jogado aos porcos no Planalto; Polícia Civil investiga o caso
08/04/2024
Foto: Reprodução
Um cadáver foi encontrado em um chiqueiro e estava sendo comido pelos porcos. O corpo, ainda não identificado, foi localizado no Planalto, na zona Oeste de Natal, nesta manhã de segunda-feira (8). A Polícia Civil investiga o caso.
Segundo informações da Polícia, a morte foi causada por disparo de arma de fogo e a vítima sofreu alguns golpes contundentes nas costas. No local, alguns porcos estavam comendo o cadáver e teve parte do rosto consumida pelos animais.
Tribuna do Norte
Essa publicação é um oferecimento
PF acha outro fuzil escondido em carro usado por fugitivos de Mossoró
06/04/2024
A Polícia Federal, com o apoio da Guarda Municipal de Marabá, encontrou, na manhã deste sábado (6/4), um fuzil 5.56, dois carregadores e 55 munições em um dos veículos utilizados pelos fugitivos do Presídio Federal de Mossoró.
O fuzil foi localizado no carro que transportava um dos recapturados, com a ajuda de um cão farejador do Canil da Guarda Municipal de Marabá treinado para rastrear armas.
No dia da recaptura, última quinta-feira (4/4), a Polícia Federal já havia apreendido um fuzil que estava com um integrante do bando, além de munições com um outro indivíduo do grupo. O fuzil achado neste sábado estava no veículo em que foram encontradas as munições.
Na Mira – Metrópoles
Essa publicação é um oferecimento
Professores e funcionários sofrem arrastão em escola de Mossoró
06/04/2024
Professores e funcionários de uma escola particular em Mossoró, localizada no Oeste do Rio Grande do Norte, foram vítimas de um arrastão durante a madrugada deste sábado (6). O crime ocorreu na quadra de esportes do colégio, localizado no bairro Planalto Treze de Maio.
Segundo informações da Polícia Militar, uma viatura foi acionada por volta das 03h40 da manhã para atender a ocorrência. As vítimas informaram que quatro indivíduos armados renderam cerca de 30 funcionários, levando seus pertences, incluindo um carro modelo Toyota SW4.
Uma fotografia feita por um funcionário da instituição de ensino mostra o momento da abordagem do grupo de criminosos. Sob a mira de armas, os professores aparecem deitados no chão da escola.
As vítimas do arrastão estavam no local aguardando o transporte para participar de um congresso em Fortaleza (CE).
A Polícia Militar conseguiu localizar o veículo atrás de um supermercado da cidade. Os envolvidos no crime ainda não foram presos.
Novo Notícias
Essa publicação é um oferecimento
Transferência de presos, novas câmeras e reforço na luminária: veja o que mudou na Penitenciária Federal de Mossoró após fuga
05/04/2024
Foto: Reprodução
Desde a fuga de dois presos no dia 14 de fevereiro, a Penitenciária Federal de Mossoró (RN) e as outras quatro unidades de segurança máxima do Brasil passaram por uma série de “providências, revistas e vistorias”. Foi o que afirmou o secretário Nacional de Políticas Penais (Senappen), André Garcia, nesta quinta-feira (4).
Os fugitivos Deibson Nascimento e Rogério Mendonça foram recapturados nesta quinta em Marabá, no Pará, no 51º dia de buscas. A cidade fica 1,6 mil quilômetros distante de Mossoró.
Os dois presos retornaram ainda na noite desta quinta para a Penitenciária Federal de Mossoró, de onde haviam escapado, para o cumprimento das penas. Os dois ficarão em celas separadas e sob constante monitoramento, segundo o Ministério da Justiça. Desde a fuga dos dois, a unidade passou por algumas mudanças.
Segundo o secretário, entre as medidas tomadas estão a troca de iluminação e a compra de novas câmeras de monitoramento para todas as unidades federais de segurança máxima. Segundo o Senappen, também estão sendo construídas muralhas nas cinco unidades federais de segurança máxima no país.
Na Penitenciária de Mossoró também houve a transferência de presos para outras unidades, a instalação de reforços nas grades das luminárias das celas, e a aplicação de cursos e treinamentos de capacitação para os policiais penais.
Em entrevista nesta quinta, o secretário Nacional de Políticas Penais, André Garcia, falou que “o sistema penitenciário federal não é mais o mesmo” desde a fuga, que foi a primeira na história do sistema, criado em 2006.
“As câmeras foram adquiridas e estão sendo instaladas a medida que chegam dos fornecedores. São 10 mil câmeras que foram adquiridas recentemente. Parte delas vai ser trocada e vai reforçar todo o parque de monitoramento das unidades que compõem o sistema penitenciário federal”, disse.
O g1 questionou ao Ministério da Justiça e Segurança Pública e à Senappen se a reforma que estava sendo feita no presídio de Mossoró, quando houve a fuga, foi concluída, mas não recebeu resposta até a atualização mais recente desta reportagem.
G1 RN
Essa publicação é um oferecimento
Economia Governo gastou mais de R$ 2 milhões em recaptura de fugitivos de Mossoró
05/04/2024
A operação de recaptura dos fugitivos da Penitenciária Federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte, Deibson Cabral Nascimento e Rogério Mendonça, custaram aos Governo Federal mais de R$ 2,3 milhões. Os dados são compilados do Ministério da Justiça e Polícia Federal e constam apenas valores entre fevereiro e março.
As buscas chegaram ao fim após 50 dias. No entanto, o ministério disponibilizou apenas os números entre 15 de fevereiro (dia seguinte à fuga) até 19 de março, faltando assim os valores até abril. Já a PF, os dados são do dia 15 de fevereiro até 27 de março, quando as buscas em Baraúna/Mossoró foram encerradas.
Não foram contabilizados os gastos com PRF e Força Nacional, porém, os gastos com servidores foi computado.
No Ministério da Justiça, foram cerca de R$ 1,6 milhões gastos, em valores referentes a 100 agentes contratados extraordinariamente para a operação e funcionários do ministério e secretarias que foram deslocadas para o RN.
De acordo com o divulgado, os valores que incidem na soma total são de diárias e passagem de servidores, combustível e diárias dos agentes:
R$ 1.202.366,43 em diárias de agentes;
R$ 166.774,32 em abastecimento de viaturas;
R$ 130.845,60 em passagens aéreas;
R$ 103.914,44 em planos de saúde;
Já a PF gastou quase R$ 700 mil. Os valores contabilizados de 15 de fevereiro até 27 de março, quando a procura no local foi finalizada, estão na casa dos R$ 670 mil. Após as buscas em Baraúna e Mossoró foram finalizadas, o trabalho da polícia passou a ser feito por agentes da inteligência. Os gastos estão divididos entre superintendência regional e os investimentos globais, deslocados para a operação.
R$ 391.199,31 da Superintendência Regional da PF no Rio Grande do Norte;
R$ 273.852,93 da Superintendência Nacional da PF;
R$ 4.650 em combustível de helicóptero;
Os dados e informações foram divulgados pelo UOL.
Tribuna do Norte
Essa publicação é um oferecimento
TOUROS: Polícia Civil apreende R$ 9,5 mil, arma e 80 cartões de crédito e de benefícios do Governo Federal em residência
04/04/2024
Foto: divulgação/PCRN
Policiais civis da 88ª Delegacia de Polícia Civil (88ª DP de Touros) deram cumprimento, nesta quarta-feira (03), a um mandado de busca e apreensão na residência de um homem, investigado pela prática do crime de estelionato. A diligência foi realizada no distrito de Santa Luzia, no munícipio de Touros.
Na ocasião, foram apreendidos 80 cartões de crédito e benefícios do Governo Federal, um revólver calibre .38 municiado e uma soma de dinheiro no valor de R$ 9.500,00. O suspeito não estava na residência no momento da abordagem, mas foi identificado e será indiciado pela prática dos crimes de estelionato e posse irregular de arma de fogo.
Essa publicação é um oferecimento
Suspeito de ajudar fugitivos de presídio federal no RN é preso em pousada em Fortaleza
03/04/2024
Reprodução
Um suspeito de ajudar os dois fugitivos da Penitenciária Federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte, foi preso em uma pousada na Praia do Futuro, em Fortaleza, na última segunda-feira (1º). O suspeito de 25 anos foi localizado pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado no Ceará.
Segundo a polícia, esse homem, natural de Baraúnas, Rio Grande do Norte, tinha relações próximas com outro suspeito preso, no dia 8 de março deste ano. Juntos, a polícia acredita que eles fazem parte de uma rede de apoio do crime que foi formado por uma facção ligada pelos fugitivos.
A última prisão de um suspeito de ajudar os dois fugitivos ocorreu no dia 8 de março. Prisão dele, que tem 31 anos, ocorreu em cumprimento a um mandado de prisão preventiva expedido pela 8ª Vara federal de Mossoró. O homem é suspeito também de fazer parte de uma facção criminosa.
Outras seis prisões, cinco em cumprimento a mandados de prisão, além de uma prisão em flagrante, já foram realizadas pela Polícia Federal.
G1 RN
Essa publicação é um oferecimento
Motorista de aplicativo é morto a tiros em Ceará-Mirim
03/04/2024
Reprodução
Na manhã desta quarta-feira,(03), um homem foi morto a ti:ros na cidade de Ceará-Mirim, no bairro Passa e Fica. O homem, identificado como Edimar Batista, de 36 anos, era motorista de aplicativo.
Segundo informações, enquanto estava bebendo durante a madrugada, Edimar viu um veículo prata passar e efetuar um dis:paro para o alto. Nesse momento, ele jogou uma lata de cerveja em direção ao veículo.
O motorista então retornou e disp:arou diversas vezes contra Edimar, que não resistiu aos ferimentos e veio a ób:ito no local.
Essa publicação é um oferecimento